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Reitor fala sobre os desafios da Ufam no período de pandemia durante o I Simpósio em Educação Pública no Amazonas

  • Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 17h15
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 13h44
  • Acessos: 896

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam com informações do site do TCE-AM
 

Na tarde desta quarta-feira, dia 25 de agosto, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou do I Simpósio em Educação Pública no Amazonas, realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), em parceria com o Fórum Interinstitucional de Desenvolvimento de Pessoas (FIDEPES). O evento foi online e teve como tema “Desafios e estratégias durante a pandemia". 

Na oportunidade, foram apresentadas práticas exitosas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ufam, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). De acordo com o presidente do TCE-AM, conselheiro Mário de Mello, colocar em prática o ensino durante a pandemia foi, sem sombra de dúvidas, algo bastante desafiador. 

“Cada instituição educativa, sobretudo as do setor público, buscou a melhor forma possível de continuar ensinando seus alunos, e é exatamente isso que buscamos com esse Simpósio, exaltar essas práticas exitosas que devem servir a partir de agora como referência educacional durante momentos de exceção, como foi o caso do período pandêmico”, destacou o presidente do TCE.

O Evento

O reitor Sylvio Puga iniciou sua fala abordando a relevância de eventos que têm como tema central a Educação e a pandemia. “Desde março de 2020, vivemos em uma realidade que se convencionou chamar de novo normal, mas nenhum de nós estávamos preparados para essa realidade. Tivemos que aprender com a pandemia e as instituições precisaram se reinventar. Reinventar porque tínhamos como princípio norteador salvar vidas, mas também fazer com que a nossa missão, de levar a Educação Superior para todo o nosso estado, fosse mantida e preservada. Cada um de nós, dirigentes aqui presentes, articulamos junto a comunidade universitária e conselhos internos, estratégias para que pudéssemos avançar. O Simpósio apresenta experiências exitosas da educação básica, profissionalizante e superior que funcionam como prestação de contas para a sociedade efetivamente saber o que fazemos no nosso cotidiano institucional”, destacou.

O reitor da Ufam lembrou ainda que nenhuma das instituições presentes parou suas atividades. “A extensão foi reinventada, as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) não pararam, as pesquisas também não paralisaram, houveram defesas de dissertações e teses e o ensino remoto. Portanto, há muito a ser dito e muito a ser conhecido. Além disso, pensar desafios e estratégias durante a pandemia é pensar a realidade que estamos vivendo e também a que virá, no pós-pandemia, com o avanço da vacinação”, enfatizou.              

Para o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo de Almeida Costa, abordar como reduzir os prejuízos educacionais causados durante pela pandemia é um caminho necessário. “É nosso papel, enquanto pessoas que militam na Educação, buscar soluções para garantir que a Educação permaneça acontecendo e também recuperar o prejuízo acumulado neste período. Temos que discutir os avanços nos usos de novas tecnologias e a incorporação de recursos pedagógicos nesse cenário. A união de esforços entre as instituições educacionais do Amazonas, e com o protagonismo da Escola de Contas Públicas, mostra o compromisso e a preocupação de todos em compreender os desafios e as estratégias para o ensino durante e depois do período de pandemia”, ressaltou.      

Segundo o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor Jaime Cavalcante Alves, são significativos os desafios da Educação no Amazonas, principalmente, se tratando de um estado com dimensões continentais. “Nós estamos presentes, enquanto instituições, em vários municípios do Amazonas e as dificuldades do ensino remoto se acentuam, principalmente, mas não de forma única, com a não disponibilidade de internet para atingir no nosso público, os estudantes. Aqui, no Amazonas, esse desafio é bem maior e é preciso discutirmos com nossas equipes pedagógicas e docentes as várias variáveis para que possamos definir estratégias e metodologias de como socializar de forma democrática e abrangente esse ensino, além de buscarmos ferramentas mais adequadas para o cumprimento da nossa missão institucional”, destacou.         

O diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), professor José Augusto de Melo Neto, ressaltou que o Simpósio reflete a transparência nas práticas da instituições. “A pandemia ainda é um desafio para todos os sistemas de ensino ao redor do mundo e é necessário o compartilhamento de práticas para a apropriação das informações e troca de experiências. Esse é um importante momento para a Educação pública do Amazonas”, disse. Estiveram presentes também na mesa a deputada estadual Therezinha Ruiz e a diretora geral da Escola de Contas Públicas (ECP), Virna de Miranda Pereira. 

Para a coordenadora-geral da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos, o encontro serve como um intercâmbio de informações e práticas que visam aprimorar o ensino educativo. “Cada agente educativo teve uma experiência durante esse período que poderá servir como referência para que outros educadores aprimorem as suas práticas de ensino. Eventos como esse Simpósio são indispensáveis, pois é na troca de experiências e conhecimentos que podemos fazer um Amazonas cada vez mais inclusivo na educação”, finalizou a conselheira.

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