Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduação inicia segundo semestre discutindo os desafios da pesquisa brasileira

• Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 13h19
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 13h43
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Com a palestra do presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), professor Evaldo Vilela, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) realizou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2021 da pós-graduação da Ufam. A atividade virtual ocorreu na manhã de segunda-feira (23) e foi transmitida pelo canal da pró-reitoria no Youtube e pelo Facebook.

Compondo a mesa de honra do evento estavam o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, a diretora do Departamento de Avaliação da Propesp, professora Adriana Malheiro, e o palestrante, professor Evaldo Vilela. "É uma alegria renovada estar aqui com os nossos professores, pesquisadores da pós-graduação e discentes pós-graduandos no momento em que a nossa Universidade, no campo da pesquisa e da pós-graduação, sob a liderança da professora Selma Baçal, busca cada vez mais ampliar os nossos horizontes, ampliar oportunidades para a nossa Universidade", discursou o gestor.

Já a pró-reitora, professora Selma Baçal, parabenizou o compromisso de professores, técnicos-administrativos e estudantes que mesmo com os desafios impostos pela pandemia de covid-19 souberam desempenhar suas atividades em 2020, adaptadas para o regime remoto. "Estamos chegando ao segundo semestre de 2021. O que é muito importante para a nossa Universidade é que não tenhamos tido uma interrupção muito abrupta, embora a pandemia tenha causado muitos transtornos", disse. "Estamos trabalhando a todo o vapor esperando que o ano de 2021 seja um ano também muito promissor para a nossa pós-graduação. E já começamos com o pé direito trazendo o presidente do CNPq para a nossa Aula Inaugural", completou.

A oportunidade de discutir a ciência e a pós-graduação atuais foi o enfoque da diretora do Departamento de Avaliação da Propesp, professora Adriana Malheiro, durante seu pronunciamento. "Estamos muito felizes com mais esta oportunidade de diálogo entre entre a Universidade e o CNPq, na pessoa do professor Evaldo. É um momento ímpar em que a gente tem passado por várias dificuldades em relação à pesquisa, em relação à ciência e à educação. E esta é uma oportunidade que a gente tem de abrir uma discussão muito importante, onde temos presentes os nossos professores, os nossos alunos; pessoas que participam ativamente da nossa Universidade", ressaltou.

Palestra

Com o tema "A ciência brasileira e as novas perspectivas para a pós-graduação", o presidente do CNPq abordou os desafios de produzir conhecimento que leve ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, como ocorre em outros países, citando a China como exemplo. "Se nós dependemos do desenvolvimento do País, nós temos que contribuir para ele; porque nós, da pós-graduação, somos as melhores cabeças que o País tem. Nós trabalhamos com ciência, nós desenvolvemos conhecimento. Então, nós temos que ter essa 'pegada' do conhecimento ligado ao desenvolvimento", expôs. "Essa é uma questão que nós precisamos superar ainda na nossa cultura universitária e de pós-graduação", frisou o professor Evaldo Vilela.

O palestrante citou a necessidade de aproximação entre a ciência e o empreendedorismo como outro obstáculo a ser superado pela pós-graduação brasileira. "A aproximação das empresas com empreendedores vem crescendo ano após ano, inclusive no Brasil, e ganhou ainda mais impulso com a digitalização e as oportunidades de vencer novos e velhos desafios das pessoas, da sociedade", explicou. "Digitalização sem conteúdo não existe. E conteúdo lê-se conhecimento. Então, o mundo está se desenvolvendo a partir da criação de novos conhecimentos e aproveitando conhecimentos consolidados e digitalizando com a economia digital e isso necessita dos conteúdos e isso faz avançar", ressaltou.

Assista à palestra completa no canal da Propesp no Youtube.