Página inicial > Últimas Notícias > Reitor confere grau a formandos dos cursos de Letras da Ufam

Reitor confere grau a formandos dos cursos de Letras da Ufam

• Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h07
  • Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 17h37

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, conferiu na manhã desta terça-feira, 24, a outorga de grau à distância aos formandos dos cursos de Letras – Língua e Literatura Portuguesa, Japonesa, Francesa e Inglesa da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), referente ao 1º semestre de 2020.

A sessão solene foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Langlady Lira Rosas. A composição da mesa de honra virtual contou com a participação da pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, à paraninfa e homenageada do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa, professora Franscisca Jane Vieira Jatobá, o paraninfo do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, professor Sérgio Armstrong Russo da Silva, o paraninfo do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, professor Ernesto Atsushi Sambuichi e a paraninfa do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa, professora Grace dos Anjos Freire Bandeira.

Homenageados e paraninfos que participaram da solenidade

O patrono do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa, professor João Luiz de Souza, a patronesse e homenageada do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, Marta de Faria e Cunha Monteiro, o patrono do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa, professor Mateus Coimbra de Oliveira, a patronesse do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, professora Cristina Rosoga Sambuichi, a homenageada com o nome da turma de Letras - Língua e Literatura Japonesa, professora Linda Midori Tsuji Nishikido, e a homenageada com o nome da turma de Letras - Língua e Literatura Portuguesa, professora Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, afirmou que os egressos representam o nome da Instituição em suas carreiras profissionais e isso é motivo de orgulho. “Esse é o momento de celebração da vida de vocês e para nós da Ufam é motivo de orgulho. Vocês, como novos profissionais, vão carregar o nome da Ufam em suas carreiras com o perfil de uma excelente formação. Todos representam agentes de transformação social por meio do ensino. É importante destacar a formação crítica repassada por um quadro de professores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento social. Temos a convicção que estamos formando profissionais críticos, antenados em suas áreas de atuação e que passa por um processo constante de transformação. A Ufam sempre estará de portas abertas para vocês, seja na pós-graduação, como palestrantes ou como docentes no ensino superior. Desejo felicidades aos familiares e a vocês”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Letras da Ufam (Flet), professor Robert Langlady Rosas, parabenizou aos egressos e pediu o engajamento dos novos profissionais com o ensino. “Quero parabenizar os agora egressos pelo feito de chegar até a conclusão dos seus cursos. Desejo a vocês uma carreira profissional brilhante e comprometida com o ensino. Ensinar a língua é repassar um pouco da cultura de um lugar, de um povo. Ajudem os alunos a compreenderem a importância de estudar”, destacou o diretor.

A oradora dos cursos, a egressa Jaqueline Larissa Freitas Maia, disse que nem as dificuldades financeiras e nem mesmo a pandemia fizeram os estudantes desistirem de concluir seus cursos. “Nem as dificuldades financeiras e nem mesmo a pandemia fizeram que nós desistíssemos de chegar até este momento. Quando ingressamos na Universidade éramos adolescentes sem ainda compreender o que estávamos fazendo ali. Ao longo dos anos aprendemos a pensar mais criticamente. Foi uma jornada recheada de dificuldades que fomos superando a cada período. Agradeço aos professores que pavimentaram nossos caminhos até a este momento de celebração”, ressaltou Jaqueline Maia.

Formandos do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa

1. JEMIMA FERNANDES DA SILVEIRA