Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docentes da Ufam participam de pesquisa no desenvolvimento de soluções avançadas de Inteligência Artificial na área da saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes da Ufam participam de pesquisa no desenvolvimento de soluções avançadas de Inteligência Artificial na área da saúde

  • Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 14h57
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 14h57
  • Acessos: 790

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Docentes da Universidade Federal do Amazonas participam, por meio do Centro de Inovação em Inteligência Artificial (CIIA) da Universidade Federal de Minas Gerais junto com outras instituições, no desenvolvimento de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças, como também orientar gestores da saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde.  

Os docentes do Instituto de Computação da Ufam Altigran Soares da Silva, André Luiz da Costa Carvalho, Edleno Silva Moura, Eulanda Miranda Santos, Fabíola Guerra Nakamura, Juan Colonna, Moises Gomes de Carvalho, Rafael Giusti, Tayana Conte e a docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Fernanda Guilhon Simplício foram os pesquisadores selecionados a participarem do projeto. 

O trabalho desenvolvido permitirá a otimização dos recursos e melhora da atenção à saúde da população no Brasil. O CIIA-Saúde terá uma intensa atividade internacional, através da colaboração com pesquisadores e instituições de excelência na pesquisa em Inteligência Artificial (IA) e saúde.  

O Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde) foi selecionado, para fazer parte de um seleto grupo que irá desenvolver pesquisas nas áreas de saúde, agronegócio, indústria e cidades inteligentes. A construção da proposta do CIIA-Saúde teve início ainda em 2019, a partir de articulações entre a Universidade Federal do Minas Gerais (UFMG/DCC e FM/HC) e o governo do estado de Minas Gerais (vice-governadoria), que prospectaram a oportunidade junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e iniciaram as articulações com empresas. 
O CIIA-Saúde tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas e soluções de Inteligência Artificial (IA) para habilitar e demonstrar o seu potencial. Assim, auxilia os indivíduos e pacientes no autocuidado, os médicos e profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento das doenças e os gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde. Desta forma, otimiza recursos e melhora a saúde das pessoas e da população no Brasil.

As áreas de saúde do Centro estão estruturadas em cinco eixos fundamentais: prevenção e qualidade de vida; diagnóstico, prognóstico e rastreamento; medicina terapêutica e personalizada; sistemas de saúde e gestão; e epidemias e desastres. Associados aos eixos e desafios da saúde, o foco das pesquisas em IA concentram-se nas áreas da Ética e Valores Humanos, Modelos e Algoritmos, Gerenciamento e Engenharia de Dados e Sistemas Computacionais.

Segundo a docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam FCF/Ufam), Fernanda Guilhon Simplício, uma das pesquisadoras que participa do desenvolvimento do trabalho, é uma oportunidade para mostrar o que fazemos na Ufam para resolver problemas da sociedade no mais alto grau científico e tecnológico.  “Como pesquisadora, participar do CIIA-Saúde é uma oportunidade de usar a pesquisa que fazemos dentro da Ufam para resolver problemas da nossa sociedade no mais alto grau científico e tecnológico, com integração multidisciplinar e excelência. Do ponto de vista institucional, será uma experiência que trará parcerias nacionais e internacionais importantes para a nossa Universidade, e terá impactos positivos em nossa pós-graduação e graduação”, afirmou a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam.

registrado em:
Fim do conteúdo da página