Nova direção da Flet toma posse para o quadriênio 2021/2025
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam) aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, com transmissão on-line pelo Youtube - Canal da Ufam. O evento contou com a presença dos novos gestores: diretor, professor Robert Langlady Lira Rosas, coordenadora acadêmica, professora Débora Teixeira Arruda e coordenadora administrativa, TAE Carla Caroline Leite Duarte Porto. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade de posse.
Na ocasião, membros da gestão anterior estiveram presentes na cerimônia de posse: professores Cacio José Ferreira e Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues, ex-diretor e ex-coordenadora acadêmica, respectivamente. O reitor, professor Sylvio Puga, após a abertura oficial da solenidade prosseguiu com a leitura curricular dos novos diretores pelo mestre de cerimônia, e solicitou a realização do juramento de compromisso junto a Instituição. Em seguida, foi lido e assinado o termo de posse.
Para o reitor, professor Sylvio Puga, o momento de posse para qualquer unidade acadêmica é festivo a Instituição, pois, acredita que colegas se colocam à frente para novos desafios em fazer gestão pública numa Universidade Pública. Ele homenageia aos novos diretores da Flet, assim como os da direção anterior, por se colocarem a disposição da Instituição na prestação de serviço de liderança. Sylvio Puga cita o novo prédio da Flet que está sendo construído e, segundo ele, 18% apresenta área construída, e estima sua conclusão até março de 2022, com o intuito para entrega a comunidade acadêmica.
O reitor acredita que a nova direção terá a oportunidade histórica de receber o novo prédio que a partir daí desenvolverá um conjunto de ações e projetos de interesse da Faculdade que terá maior grau de visibilidade tanto no plano interno quanto no externo. Dessa forma, a Administração Superior terá o compromisso de estar junto na realização de um sonho, que é o desejo de uma Faculdade unida, forte, e que possa atender seus objetivos perante a sociedade. “Não tenho dúvidas de que estaremos juntos nesse projeto”, completou o reitor.
O professor Robert Rosas, agora diretor da Flet, destacou o trabalho desenvolvido na Faculdade desenvolvido ao respeito à diversidade cultural e lingüística concentrada nos cursos de formação de professores, mostrando assim sua vocação da excelência. Ele mencionou como exemplo, o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, cujas pesquisas respondem as demandas amazônicas. Por outro lado, o docente dá importância no que vem sendo desenvolvido nos cursos de graduação como o envolvimento dos alunos na pesquisa, na extensão e em projetos institucionais. “A Flet está vocacionada a excelência, na qual se manifestam inquietações que se fazem necessário potencializá-las, o português como língua adicional responde a um cenário de imigração tão evidente em nossa região”, comentou o professor.
O diretor acredita que a Flet está voltada ao diálogo, exemplo disso são os estudos desenvolvidos por professores com línguas indígenas realizados nos grupos de pesquisa, as respostas para as demandas de escolas bilíngües contribuem para a Educação Pública, o fortalecimento do Centro de Estudos de Línguas (CEL), considerado por ele, um exemplo de excelência na Ufam, a qual lida com questões de extensão, estágio supervisionado nos cursos de língua. “O nosso compromisso está baseado nessas considerações para que as nossas estruturas acadêmicas e administrativas possam estar postas a serviço da excelência, não somente a Unidade, mas com visão holística de excelência a Universidade, que é o nosso maior patrimônio”, afirmou o diretor.
A coordenadora acadêmica, professora Débora Arruda, disse estar muito feliz de exercer a nova função na Instituição, e deseja uma Flet unida para que a nova gestão possa realizar um trabalho de excelência. Ela se comprometeu a fazer o melhor pela Instituição, pois, durante seu processo de construção profissional aprendeu amar a Universidade. O futuro de Faculdade se dará a partir da participação de todos, disse a coordenadora acadêmica.
A coordenadora administrativa, TAE Carla Caroline Duarte, agradeceu a todos os envolvidos, mas em particular os que possibilitaram ao bom funcionamento da secretaria da Flet. Ela disse também que, a partir da nova função irá acrescentar positivamente o crescimento da Faculdade.
Saiba mais sobre os novos diretores
Robert Langlady Lira Rosas, possui graduação em Letras (1993), mestrado (1998) e doutorado (2020) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Faced/Ufam). Professor da Ufam, da Faculdade de Letras (Flet), com experiência no ensino superior (graduação e pós-graduação), na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; gêneros do discurso; retórica e argumentação, linguística textual; análise linguística; educação em direitos humanos.
Débora Teixeira Arruda, mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - PPGE/Ufam/2015, Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2014). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Gama Filho - especiais (2011), graduada no curso de Bacharelado em Administração (CIESA/2005).
Atualmente é professora na Ufam, lotada no Curso de Licenciatura em Letras Libras - CLL, professora ministrante da disciplina Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para os diferentes Cursos de Licenciatura na modalidade presencial e a distância e do Programa de Formação de Professores ? PARFOR nos diversos Municípios do Amazonas, além de docente das disciplinas de: Lexicografia e Morfologia da Libras, da disciplina de Materiais Didático - Pedagógicos para o Ensino da Libras como L2 e de Estágio Supervisionado em L2.
Carla Caroline leite Duarte, possui graduação em Zootecnia pela Ufam, 2011. Tomou posse como Técnica Administrativa em Educação em 2014, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam), tendo atuado na equipe de Coordenação Financeira do Departamento de Programas Institucionais (DPI), na Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação (DAV), na Secretaria do Setor e na Secretaria da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG). Atuou na equipe organizadora do XXXII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), ocorrido de 23 a 25 de novembro de 2016, no Novotel, Manaus-Amazonas. Atualmente, lotada na Faculdade de Letras atua como Coordenadora Administrativa.
Redes Sociais