Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa comemorou 10 anos de existência

Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa comemorou 10 anos de existência

• Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h53
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h53

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Faculdade de Letras (Flet) da Ufam comemorou, na última sexta-feira, dia 13 de agosto, os 10 anos do Curso com uma cerimônia que contou com a participação do reitor da Ufam, Sylvio Puga, e demais autoridades da Universidade, do Japão e da comunidade Nipo-brasileira local.

A composição da mesa virtual do evento contou com a participação do reitor da Ufam, Sylvio Puga, Consul Geral do Japão em Manaus Masahiro Ogino; diretor da Faculdade de Letras da Ufam, professor Robert Langlady Lira Rosas; do presidente da Associação Brasileira da Amazônia Ocidental, Ken Nishikido; presidente da Associação Koutaku do Amazonas, Valdir Sato; Consul do Japão em Belém, Hiroaki Aizawa; coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Amazonas, professor Leonard Christy Souza Costa; professor Gerson Nakagima, médico do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), descendente dos Koutakusei; professora representante dos alunos egressos do curso de Letras, Língua e Literatura Japonesa da Ufam, Érika Tomioka; professor representante dos alunos intercambistas do curso de Letras, Língua e Literatura Japonesa da Ufam, Wendell Martins; coordenadora acadêmica da Flet, professora Débora Teixeira Arruda; coordenadora do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa, Linda Midori Tsuji Nishikido e o professor Cácio José Ferreira (apresentador da cerimônia).

A primeira coordenadora do Curso, professora Michele Eduarda Brasil de Sá, proferiu palestra de abertura da cerimônia de comemoração intitulada “Para contar os anos – ISSHÔKENMEI”.  Atualmente é professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente em exercício provisório na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Concluiu o doutorado e o mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela UFRJ. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Letras (graduação), possui habilitações de português, latim, japonês e literaturas. De 2007 a 2013, atuou na Universidade Federal do Amazonas, onde atuou na área de Letras: de 2007 a 2010, no Departamento de Língua e Literatura Portuguesa, como professora de língua e literatura latina, língua portuguesa e teoria da literatura; de 2010 a 2013, no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, no curso de Letras - língua e literatura japonesa (como coordenadora acadêmica e professora). Foi professora adjunta da área de japonês do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília-UnB (2013-2018). É membro permanente do programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL/UFMS). Atua também na pós-graduação lato sensu, como coordenadora e professora na especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS/UAB). É pesquisadora do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) 2020 da Biblioteca Nacional, com a pesquisa intitulada Estudo preliminar do VOCABVLARIO DA LINGOA DE IAPAM como ferramenta de tradução.

Primeira turmaHá 10 anos, em 2011, o curso de graduação de Japonês iniciou as atividades na Universidade Federal do Amazonas. No dia 13 de agosto de 2010, o colegiado do antigo Departamento de Línguas Estrangeiras da Ufam aprovou por unanimidade a criação do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa. Em 16 de agosto de 2010, o Conselho Departamental (Condep) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) também aprovou, por consenso absoluto, o projeto. Na sequência, no dia 31 de agosto de 2010, a Câmara de Ensino de Graduação homologou e ratificou as aprovações anteriores. 2010, Dessa forma surgia o primeiro curso de graduação em Língua e Literatura Japonesa em uma universidade da região Norte do Brasil. O empenho para a criação do curso contou com a participação dos professores do Departamento de Línguas Estrangeiras, da reitoria, do Consulado Geral do Japão em Manaus e da comunidade Nipo-brasileira do estado do Amazonas, sendo o marco dos 80 anos da imigração japonesa na região. Assim, o Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, comemorou a data com a participação  de professores, técnicos-administrativos, alunos egressos, graduandos e autoridades convidadas para esta solenidade virtual.