Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar: professora aposentada da Escola de Enfermagem de Manaus, enfermeira Aracy Régis de Menezes

• Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h17
  • Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h17

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa, com pesar, o falecimento da professora aposentada da Escola de Enfermagem de Manaus (Ufam/EEM), enfermeira Aracy Régis de Menezes, ocorrido na segunda-feira, 9, em Manaus.

Neste momento de luto, a administração superior, a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem de Manaus e demais amigos se irmana à família e agradece pelo importante trabalho desenvolvido pela professora na formação de inúmeras gerações de enfermeiros na EEM.

“A ilustre professora/enfermeira Aracy Régis de Menezes graduou-se na Escola de Enfermagem de Manaus em 8 de junho de 1956, onde aposentou-se como professora da disciplina Enfermagem Cirúrgica II (Sala de Operação). Intransigente com a boa prática da Enfermagem, formou gerações de enfermeiros distribuídos por todo Brasil. Obteve o mestrado em Enfermagem na USP (área de Fundamentos de Enfermagem) concluído em 4 de dezembro de 1978 com a defesa da dissertação 'A problemática da enfermagem dos pacientes no período transoperatório: um estudo dos problemas sentidos e observados'.  Esse trabalho vem sendo citado ao longo dos anos em artigos científicos, dissertações e teses, mostrando sua importância para a prática da boa enfermagem. Coordenou a Enfermagem Cirúrgica na Santa Casa de Misericórdia de Manaus, organizou o centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas e do Hospital Santa Júlia. Contribuiu com depoimentos e fotografias durante a preparação do livro biográfico da enfermeira Josephina de Mello, sua grande amiga, por ocasião de seu centenário de nascimento”, disse o professor aposentado da Ufam, médico Aristóteles Alencar.

“Era uma profissional exemplar, possuidora de uma ética de excelência, competência técnica expressiva com capacidade de mobilizar e articular habilidades no campo da Enfermagem Cirúrgica e a essência dos princípios da assepsia. Falo dessa da professora exemplar. Quem de nós, seus alunos, que não deixou de montar uma mesa de instrumentais cirúrgicos com medo de contaminar ou deixar cair à mesa de mayo? Ela nos instrumentalizou além dos conhecimentos e atitudes que hoje a Enfermagem Cirúrgica alcançou tal grandiosidade”, destacou a enfermeira Miriam Rocha.

“Dona Aracy faleceu. Hoje minha história na Ufam ficou triste, mas não por muito tempo, pois dona Aracy era alegria, doçura, competência e compromisso com a Enfermagem e os pacientes”, afirmou o professor da Faculdade de Medicina da Ufam, Edson Andrade.