Página inicial > Últimas Notícias > Brasil/Espanha - Acompanhamento pedagógico de docentes em centros de difícil atuação é tema de palestra dia 27 de agosto

• Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h18
  • Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h19

Dia 27 de agosto, às 14h (horário de Manaus), o Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), realiza palestra intitulada “El acompañamiento pedagógico de los docentes principiantes en centros de difícil desempeño a través de la mentoría”. O encontro reúne as professoras Ana María Martín Cuadrado e María José Corral Carrillo, vinculadas à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada na Espanha; e o coordenador do projeto Acompañamiento y Mentoría docente para el profesorado novel en centros de difícil desempeño del Polígono Sur. Sevilla, professor Antonio F. Estrada Parra. A mediação será feita pelo docente da Ufam, professor Fabrício Valentim.

A transmissão ocorre pelo canal do GPEFED no Youtube e para a emissão de declaração de participação é necessário encaminhar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com nome e filiação institucional.

Sobre a palestra

O acompanhamento de professores e alunos em áreas de difícil desempenho torna-se uma prática formativa que, por um lado, garante aos professores a formação das competências e conhecimentos de que necessitam para trabalhar com alunos que apresentam vários tipos de desvantagens; e, por outro lado, garante que os alunos atinjam o nível mínimo de competências básicas, evitando uma situação de falta de equidade e inclusão que costuma levar a um maior fracasso escolar.

No Polígono Sul de Sevilha (Espanha), espaço urbano em que sua população apresenta situações estruturais de extrema pobreza e marginalização social, são realizadas ações educativas que envolvem toda a comunidade educativa.

O projeto de investigação que apresentamos, e que é subsidiado pelo Ministério da Educação e Desportos da Comissão de Andalucía, consiste num plano de indução que incide no acompanhamento dos professores iniciantes que chegam à zona para evitar a rotatividade excessiva e constante que existe nos centros educacionais, o que contribuiria para o desenvolvimento de sua identidade profissional docente e para uma melhor ação educativa e teria repercussões na elevação, de alguma forma, dos índices de desempenho escolar.

Baseia-se nos princípios da mentoria (construção do relacionamento, definição e cumprimento de metas, avaliação e planejamento do futuro) e, no modelo ação-reflexão-ação (ciclo de melhoria). Foi implementado em 7 centros educacionais e 30 professores iniciantes e 27 professores não iniciantes participaram.

Os resultados obtidos concluem sobre a necessidade de institucionalizar programas de tutoria da administração educacional que facilitem o desenvolvimento profissional do professor em contextos multiculturais e diversos.

Mais informações no site do o GPEFED