Página inicial > Últimas Notícias > Ufam/ICSEZ de Parintins conquista quatro prêmios na etapa regional do Prêmio Expocom 2021

• Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 11h15
  • Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 11h15

Os alunos do curso de jornalismo concorreram em quatro modalidades com trabalhos produzidos durante o ensino remoto, no ano de 2020.

Por Juscelino Simões  (Ascom) e Taíssa Guerreiro (egressa do curso de Jornalismo do ICSEZ)

Na noite desta segunda-feira, 2, acadêmicos e recém-formados do curso de jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Ufam/ICSEZ) de Parintins, receberam o Prêmio Expocom 2021 na etapa regional do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021). Com quatro trabalhos submetidos, os quais foram produzidos durante o ensino remoto no ano de 2020, os alunos concorreram nas categorias de jornalismo, cinema e audiovisual, produção transdisciplinar e rádio, TV e internet.

Coordenada pela diretora cultural da Intercom, Ariane Pereira, a premiação foi realizada através de live no canal do evento, e contou com a apresentação da banda Sociedade de Esquina, de Boa Vista (RR). Desde sua 43ª edição, o Congresso ocorre de forma virtual, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O Intercom é o maior congresso de comunicação realizado no Brasil, e, anualmente, reúne milhares de alunos, pesquisadores e profissionais para debaterem assuntos relacionados à área da comunicação. Durante sua programação são realizadas mesas-redondas, palestras, oficinas, apresentações de trabalhos de graduação e pós-graduação, além da entrega de prêmios, como o Prêmio Expocom.

Cobiçado pelos acadêmicos, o Prêmio consiste em uma exposição competitiva a qual destina premiação para os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área da comunicação. Inicialmente, os trabalhos inscritos passam pela etapa regional (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul) e os vencedores representam suas universidades e regiões na etapa nacional. As premiações são simbólicas e qualificam o currículo dos acadêmicos, possibilitando melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Para o coordenador do curso de jornalismo da Ufam/ICSEZ, professor Marcelo Rodrigo, as premiações deste ano representam a valorização do trabalho da comunidade acadêmica em meio às dificuldades da pandemia. “Ver os alunos vencendo a etapa regional do Expocom 2021 é uma forma de reconhecimento dos esforços que eles, os professores e os técnicos desempenharam, mesmo com todos os desafios e adversidades da pandemia, das limitações tecnológicas e sociais do interior do Amazonas. Ficamos muito felizes com todas as vitórias e esperamos mais conquistas na etapa nacional do Prêmio. A coordenação do curso parabeniza todos que fazem parte do curso de Jornalismo do Ufam/ICSEZ”, ressaltou

Willians Samuel, aluno-líder do projeto de extensão “Povos indígenas do Amazonas contra a pandemia de Covid-19”, relata seu entusiasmo em participar pela primeira vez do evento e ser premiado. “Ter um trabalho premiado no Expocom Norte é de grande importância para nós alunos, pois recompensa todo o esforço em batalhas árduas que foram superadas durante o ensino remoto no primeiro ano da pandemia da Covid-19. Apesar das dificuldades, conseguimos fazer um bom trabalho. Acredito que os projetos de extensão abrem novas portas para estudos, trocas de conhecimentos e experiências que muito contribuem para o desenvolvimento dos acadêmicos no curso e, futuramente no exercício da profissão”, ressaltou.

Os trabalhos premiados na etapa regional seguirão concorrendo na etapa nacional do Congresso, que será organizada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e terá como tema "Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania". A live de premiação dos vencedores da etapa nacional está prevista para ocorrer no dia 9 de outubro, às 18h30. A Ufam/ICSEZ/Parintins possui um número expressivo de Prêmios Expocom que foram acumulados em mais de uma década de atuação na Região.

Confira a lista dos trabalhos premiados no Expocom Norte 2021, representando a Ufam/ICSEZ/Parintins:

1. Documentário “Pegadas de Vida na Amazônia”

Categoria: Cinema e Audiovisual

Modalidade: CA 02 Filme de não ficção/documentário/docudrama (avulso)

Aluna líder: Taíssa Maria Tavares Guerreiro

Orientador: Carlos Jorge Barros Monteiro

1. Projeto de Extensão “Povos indígenas do Amazonas contra a pandemia de Covid-19”

Categoria: Produção Transdisciplinar

Modalidade: PT 14 Projetos de Extensão

Aluno líder: Willians Samuel Vieira da Costa

Orientador: Lucas Milhomens Fonseca

1. Paisagem da Beira em Contraste