Faculdade de Medicina realiza cerimônia de posse da nova diretoria quadriênio 2021-2025
por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM-Ufam) realizou na noite desta segunda-feira, 2, a cerimônia de posse da nova diretoria constituída pelos professores Edson de Oliveira Andrade e Plínio José Cavalcante Monteiro, diretor e vice-diretor, respectivamente. O evento transmitido pelo canal da Ufam (Youtube), direto do auditório Dr. Zerbini, foi presidido pelo reitor, professor Sylvio Puga.
O evento segue com os protocolos de declarações de compromisso de bem e fidelidade ao cargo, assim como a do termo de posse pelos professores eleitos. Além das autoridades mencionadas, presentes na composição da mesa, contou com a participação da ex-vice-diretora da FM, professora Maria do Socorro de Lucena Cardoso.
Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga saudou os novos diretores da FM e autoridades constituídas. O reitor disse que em cada posse na Ufam, é momento de celebração, em razão da comunidade local escolher seu representante, acreditando que a vida é um grande desafio quando dá atenção a gestão anterior pela energia e superação, concretizado pelo legado deixado a Universidade. Agora, existe outro momento totalmente diferenciado, em conseqüência da pandemia da Covid-19, que exige o enfrentamento de novos desafios, comentou o reitor que demonstrou otimismo pela saída desse cenário, atribuindo ao trabalhado da Faculdade pelo cumprimento de seus objetivos junto a sociedade.
Na ocasião, Sylvio Puga prestou contas a sociedade amazonense quanto à conclusão do novo prédio do Hospital Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), considerado por ele um passo importante da Administração Superior, o qual vislumbra como meta, a construção do novo prédio da FM. No final de seu discurso, Sylvio Puga disse estar muito feliz pela nova diretoria da FM e desejou sucesso aos novos gestores.
O novo diretor da FM, professor Edson Andrade, fez seus agradecimentos a todos os envolvidos no processo de consolidação da nova gestão e, disse que seu trabalho será coletivo, consciente de que “juntos podem muito mais”. Ele acredita também que, a partir do reconhecimento do trabalho, é possível desenvolver uma administração de excelência, pois, considera que “ninguém é uma ilha”. Andrade acredita que a nova gestão tem o compromisso com a geração dos futuros profissionais que persistirá no aprimoramento do ensino, a partir do modo de aprender como aprender a ensinar ou aprender a prender.
Dentre as mudanças necessárias para um ensino de qualidade, o professor destacou o melhoramento que envolve as Pós-Graduações em Cirurgia (PPGRACI) e em Ciências da Saúde (PPGCIS). O docente compara a Faculdade uma casa que precisa de cuidados. Nesse aspecto, o cuidado envolve a atenção ao aluno, por meio da oferta do ensino de qualidade e responsabilidade com significado social. Dessa maneira, o diretor disse que “o verdadeiro compromisso é tê-lo junto a comunidade da FM, a Universidade e com a sociedade, é amar está casa”.
O vice-diretor, professor Plínio Monteiro, expressou a confiança depositada na nova diretora e, com isso exigirá o compromisso e a responsabilidade para desenvolver uma boa gestão. Ele agradeceu às pessoas que os apoiaram, e que levaram para esse momento, a sociedade amazonense, a Faculdade de Medicina da Ufam. “Estamos aqui para trabalhar e melhorar o padrão do ensino de nosso estado”, disse o novo vice-diretor.
A professora Ione Brum, ex-diretora da FM, agradeceu a todos os professores, alunos e Tae’s pela conclusão de sua gestão como também agradeceu a anterior e a atual Administração Superior. A docente acredita que a experiência administrativa foi fundamental nesse processo e, convida aos professores para que possam ter essa experiência, no sentido de compreender a dimensão da FM e da Universidade. Na oportunidade, desejou aos novos gestores a condução da Faculdade pelos melhores caminhos com ética, justiça, sabedoria e ciência.
“Desejo aos novos gestores, a obtenção de êxito e sucesso naquilo que se propuseram a fazer, recebendo o apoio necessário da Administração Superior, dos docentes, dos discentes e dos Tae’s para que tenhamos uma Faculdade com motivo de muito orgulho e, reafirma meu apoio e disposição de ajudar sempre”, concluiu a professora.
Sobre os novos gestores
Edson de Oliveira Andrade, graduado em Medicina e Direito pela Ufam. Concluiu o mestrado e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1990 e 2007, respectivamente. Foi corregedor do Conselho Federal de Medicina no período de 1994 a 1999 e presidente no período de 1999 a 2009. Atualmente é médico especialista (Clínica Médica e Pneumologia) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, Professor Associado da Ufam. É ainda professor orientador do Mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Ufam.
Plínio José Cavalcante Monteiro, graduado em Medicina pela Ufam (1987) e em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins (2001), especialização em Homeopatia pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), Especialização em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1994), Especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (1995), Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e Doutorado em Bioética pela Universidade de Brasília (2019). Ex-professor de Ética Médica e Bioética, de Homeopatia e de Saúde da Criança no curso de graduação em Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ex-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufam. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Faculdade de Medicina (FM) e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Getúlio Vargas (CEP/HUGV) da Ufam.
Redes Sociais