Página inicial > Últimas Notícias > ISB faz lançamento da Rede Rhisa na região do Médio Solimões, no dia 5 de agosto

• Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 17h45
  • Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 17h48

O Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) faz o lançamento no dia 5 de agosto, no auditório do ISB/Campus 1, da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia - Rede RHISA. O objetivo é promover a conexão entre os mais de 40 mil pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma voltada à divulgação e à promoção de projetos e soluções no campo da ciência e da tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A iniciativa é do Instituto Acariquara com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), cuja programação de lançamento acontecerá na região do Médio Solimões, no dia 3, no município de Tefé, no CEST/UEA, e em Coari, que mobilizará acadêmicos, pesquisadores, professores, representantes de instituições de ensino e pesquisa, do terceiro setor e gestores públicos.

Durante o lançamento, os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da plataforma e aderir ao projeto. Na ocasião, coordenadores da Rede Rhisa apresentarão estratégias e ferramentas que serão utilizadas, a fim de formar uma densa rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação regional, para a troca de informações e experiências, apoio mútuo a projetos e interlocução com setores da sociedade, empresas e governos.

“Na semana passada, a mobilização da Rede Rhisa esteve no município de São Gabriel da Cachoeira e tivemos uma ótima receptividade por parte dos participantes. Agora estamos chegando à região do Médio Solimões, onde vamos apresentar a plataforma para os representantes das instituições que promovem ações no campo da ciência, da tecnologia, da inovação em prol da sustentabilidade da Amazônia. Será uma grande mobilização”, destacou o coordenador técnico da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira.

A titular da Sedecti, Tatiana Schor, que também atua na coordenação da Rede RHISA, enfatiza que a mobilização no Médio Solimões deverá contribuir efetivamente com o fortalecimento da plataforma.

“Buscamos criar mecanismos de colaboração entre os cientistas, as comunidades e o setor privado, incorporando tecnologias adequadas nos processos produtivos com as salvas-guardas necessárias e, principalmente, com o respeito mútuo por quem está na região. A proposta da Rede Rhisa é a de uma plataforma colaborativa e inclusiva que fortaleça os que aqui fazem pesquisa e os que aqui habitam. Começamos pelo Amazonas, mas a proposta é abranger todos os estados da Amazônia, incluindo as associações, as cooperativas e o setor privado”, declarou a secretária.

Além de São Gabriel, Coari e Tefé, as mobilizações da Sedecti e Instituto Acariquara irão ocorrer nas cidades de Tabatinga, Lábrea, Humaitá, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Itacoatiara, Itapiranga e Silves.

Sobre o Instituto Acariquara

Fundado em 21 de janeiro de 2004, ainda como Organização de Serviços Sócio-Ambientais Sustentáveis – PYRÁ, é uma associação civil, de direito privado, de caráter sócio – ambientalista, sem fins lucrativos, partidários e religiosos. Dotadas de autonomia administrativa e financeira em relação aos seus Associados, de duração indeterminada, regida por um Estatuto e pelas demais disposições legais que lhe forem aplicadas, com sede, domicilio e foro na cidade de Manaus – AM.

Criado por estudantes e pesquisadores da Ufam e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, em 1996, iniciaram-se trabalhos de pesquisa multidisciplinar que culminaram na criação do Programa Integrado de Recursos Aquáticos e da Várzea – PYRÁ na UFAM. Durante 10 anos o programa, em um esforço contínuo de integração com as comunidades e os pescadores, desenvolveu um diálogo de saberes e uma ação-reflexão para a conservação dos ecossistemas da várzea diante dos desafios impostos pela complexa sócio biodiversidade.

Lançamento da Rede Rhisa no Médio Solimões

Dia 3, em Tefé, 9h Local: CEST/UEA

Dia 5, em Coari, 9h Local: Auditório do ISB - Campus 1, Ufam/Coari)