Página inicial > Últimas Notícias > Sistema de Bibliotecas da Ufam qualifica servidores

Sistema de Bibliotecas da Ufam qualifica servidores

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 14h47
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 15h07

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta quarta-feira, 24, a abertura do IV Encontro do Sistema de Bibliotecas da Ufam (IV Encontro do Sistebib/Ufam), que tem como tema ‘Liderança, gestão de conflitos e saúde organizacional’. O evento é direcionado aos servidores da Biblioteca com o objetivo de capacitar, promover a interação e discutir melhorias para o setor.

A direção do Sistema de Bibliotecas da Ufam promoveu nesta quarta-feira, 24, a abertura do IV Encontro do Sistema de Bibliotecas da Ufam. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte, e contou com a participação de bibliotecários da Instituição (interior e capital), auxiliares administrativos e estudantes do curso de Biblioteconomia da Ufam.

A mesa de abertura teve a participação da diretora do Sistebib, Célia Alexandre de Lima (também representou o reitor no evento, Sylvio Puga), da diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, Tereza Cristina Borges Pinho Pinheiro, do presidente da comissão organizadora do IV Encontro do Sistebib da Ufam, Rafael Lima Medeiros Ferreira e do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região, Jean Charles Martins.

O Encontro foi idealizado com o propósito de capacitar servidores do setor, além de promover a interação entre profissionais, atualização e acesso a informações. As atividades ocorrem até a sexta-feira, dia 26, com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos.

A diretora do Sistema afirmou que o evento tem como objetivo promover a difusão, o compartilhamento de conhecimentos e experiências com o intuito de melhorar o atendimento da comunidade acadêmica da Instituição. “Estamos empenhados em melhorar cada vez mais a atuação dos nossos profissionais. Anualmente promovemos o Encontro com intuito de formar servidores que resultam na melhoria do atendimento da comunidade acadêmica”, afirmou Célia Lima.

O presidente da comissão organizadora do evento, Rafael Medeiros, destacou que o evento ocorre anualmente e a ideia é capacitar o servidor. “Eu, a Geise de Carvalho e a Raquel Maciel formamos a comissão organizadora do evento indicados pela diretora. O Encontro é uma oportunidade de reunir os bibliotecários da capital e do interior com a ideia de qualificar o servidor do Sistema de Bibliotecas da Ufam, trabalhando a educação continuada para prestar um serviço de qualidade para comunidade acadêmica”, disse Rafael Medeiros.

“É importante participar do evento em razão da capacitação. Sou o mais recente servidor da biblioteca do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), de Humaitá, assumi na segunda-feira, dia 22 de julho. Considero importante participar porque na primeira semana de serviço já estou aqui em um evento que vou me capacitar”, afirmou o bibliotecário do IEAA, Thalisson Freitas.

A bibliotecária do Museu Amazônico, Rosângela de Oliveira Martins, ressaltou que o evento vai capacitar o profissional para um atendimento mais qualificado. “Estou há 25 anos na biblioteca do Museu e às vezes precisamos fazer alguns ajustes no sistema Pergamum, o sistema está em constante atualização e como estamos um pouco afastados da Biblioteca Central, temos dificuldade pra fazer isso. Vou participar de uma oficina que vai tratar sobre a atualização do Pergamum e espero ser atendida neste aspecto”, ressaltou Rosângela Martins.