Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gesecs promove Encontro Aberto on-line "Direitos sexuais e reprodutivos e a pandemia de Covid-19 no Amazonas", no dia 5 de agosto
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gesecs promove Encontro Aberto on-line "Direitos sexuais e reprodutivos e a pandemia de Covid-19 no Amazonas", no dia 5 de agosto

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h12
  • Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h21
  • Acessos: 1230

Edição Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom  

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (Gesecs) do Programa de Pós-Graduaçao em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), realizará na quinta-feira, 5 de agosto, às 17h (Manaus) – 18h (Brasília) mais uma edição do projeto de extensão Encontro Aberto, em formato on-line, com o tema "Direitos sexuais e reprodutivos e a pandemia de Covid-19 no Amazonas". Acesse o Link: https://bit.ly/GESECSnoYoutube

As convidadas desta edição são: Bruna Menezes (Procuradora/MPF), Rachel Geber (Humaniza). Fátima Weiss (Ufam) anfitriã do encontro  e Rafaele Queiroz (PPGAS/Ufam) fará a mediação da atividade.

O objetivo do encontro é compartilhar reflexões e apontamentos a partir do texto sugerido "COVID-19 e morte materna no Brasil: uma tragédia invisível", de autoria de Marcos Nakamura-Pereira, Melania Maria Ramos Amorim, Rodolfo de Carvalho Pacagnella, Maira Libertad Soligo Takemoto, Fatima Cristina Cunha Penso, Jorge de Rezende-Filho e Maria do Carmo Leal e “Hierarquias reprodutivas: maternidade e desigualdades no exercício de direitos humanos pelas mulheres”, de Laura Davis Mattar e Carmen Simone Grilo Diniz. Acesse os textos para leitura em https://bit.ly/Leituras_EncontroAberto_05Agosto2021

O Projeto de Extensão “Encontro Aberto” é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (Gesecs), Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Departamento de Antropologia (DAN), Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Essa edição faz parte das comemorações dos 30 anos do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da Universidade Federal de Santa Catarina (NIGS/UFSC), e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Sobre as palestrantes  

Bruna Menezes, procuradora da república e coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Obstétrica no Amazonas. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Rachel Geber, bióloga, mestra em Biotecnologia, pós-graduanda em Saúde Coletiva, membro do Coletivo Humaniza, feminista e ativista pelos direitos reprodutivos das mulheres e pela erradicação da violência obstétrica.

Fátima Weiss, cientista social, mestra e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam). Pesquisadora colaboradora no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Coordenadora do Gesecs e do projeto Gestação, Parto e Nascimento na Amazônia: etnografia em saúde, direitos e agenciamentos sociais (Fapeam), e integrante da Rede de Pesquisa Antropo-Covid-19.

Rafaele Queiroz, graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). Bacharelanda em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia Social pela Ufam. Integra o Gesecs. Atualmente pesquisadora no projeto Gestação, Parto e Nascimento na Amazônia: etnografia em saúde, direitos e agenciamentos sociais (Fapeam) e pesquisadora da rede Antropo-Covid-19.

NIGS

Desde 1991 o NIGS vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos Estudos de Gênero e Sexualidade, Metodologia de Pesquisa e História da Antropologia. Os projetos de pesquisa nele desenvolvidos têm sido apoiados por diferentes agências financiadoras e concursos de Dotações para Pesquisa e extensão. Vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e  Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e aos Curso de Graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFSC.

 Contatos

https://www.facebook.com/gesecs

https://www.instagram.com/gesecs

https://bit.ly/GESECSnoYoutube

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página