Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupic realiza live “A importância o bibliotecário Social”, no dia 4 de agosto
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupic realiza live “A importância o bibliotecário Social”, no dia 4 de agosto

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 15h30
  • Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 15h34
  • Acessos: 491

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

O Grupo de Pesquisa em Informação  e Comunicação da Faculdade da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Grupic/Fic/Ufam) realiza no dia 4 de agosto, às 14h30 (horário Manaus) – 15h30 (Brasília) a webinar  “A importância do bibliotecário Social”. A convidada desta edição é a idealizadora, fundadora e gestora do Instituto Educar, Catarina Assis. Link de inscrição:  https://bit.Iy/3i1j7Jj

Para a coordenadora do evento, professora Guilhermina de Melo Terra, as palestras online realizadas pelo Grupo de Pesquisa ocorrem duas vezes ao mês, e trazem temáticas que complementam a formação acadêmica e profissional. De acordo com a professora, a partir dessas abordagens, se pretende mostrar que o profissional desta área começa a enxergar de outro anglo sua atuação profissional. Terra acredita que ele passa a ser um agente de transformação social, atuando na comunidade onde estar inserido, levando qualidade de vida e sociabilidade entre as pessoas.

Segundo a docente, as pessoas pensam que o bibliotecário é apenas aquele profissional que atua na organização de livros, mas, se enganam, pois, ele pode atuar além do espaço da biblioteca. Ela acredita que, enquanto profissional, ele deve cumprir o seu papel social, no sentido de ampliar sua atuação profissional, em novos contextos sociais.

A professora conta que a palestrante abordará sua experiência frente ao Instituto Educar na cidade de Salvador/BA. Por conta disso, a docente convida toda a comunidade universitária e fora dela para participar do evento.   

Sobre a palestrante

Catarina Assis graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), idealizadora do Instituto EDUCAR - Espaço de Leitura, Mediação e Formação de Leitor. É especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), discente do curso de Arquivologia (UFBA) mediadora de leitura, escritora, curadora de eventos literários e produtora cultural.

Grupic

O Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (Grupic) criado por um grupo de pesquisadores e estudantes com intuito de desenvolver pesquisa científica nas áreas da Informação e da Comunicação, de modo a contribuir com a integração destas duas áreas afins, bem como com o fortalecimento do conhecimento. Nesse sentido, o grupo objetiva produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento local, congregar docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação.

Espera-se que as temáticas abordadas pelo Grupic contribuam com a produção de conhecimento cientifico nas dimensões teóricas e práticas da promoção, prevenção e disseminação de novas informações, em prol do desenvolvimento local e regional.

Constituem seus líderes: professores Guilhermina de Melo Terra e Jonas da Silva Gomes Júnior

registrado em:
Fim do conteúdo da página