Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live de lançamento do livro “Desafios para a sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras”, ocorre nesta quinta-feira, 29, às 17h
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Live de lançamento do livro “Desafios para a sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras”, ocorre nesta quinta-feira, 29, às 17h

  • Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h14
  • Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h14
  • Acessos: 548

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) da Universidade Federal do Amazonas, Álefe Lopes Viana e Roberta Monique da Silva Santos, realizam evento virtual (live) de lançamento do livro “Desafios para a sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras”, organizado por eles.

A live de lançamento da obra ocorre nesta quinta-feira, dia 29, às 17h (horário oficial de Manaus) e 18h (no horário oficial do Brasil) no canal do Youtube da editora Inovar (editora do livro) no link: https://www.youtube.com/channel/UCVs70gLcQ_p9V7Yy_j9L2RQ. O livro pode ser baixado gratuitamente no link: https://www.editorainovar.com.br/livros-academicos/ .

 Sinopse

O livro, intitulado “Desafios para a sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras” apresenta estudos atuais e multidisciplinares escritos por pesquisadores brasileiros que atuam nas mais variadas perspectivas da sustentabilidade urbana, agregando trabalhos nas áreas de soluções para o gerenciamento de resíduos sólidos, desigualdade social urbana, educação ambiental, política ambiental, percepção ambiental, impactos socioambientais, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, ocupação do espaço urbano, saneamento ambiental e fragmentos florestais urbanos.

De acordo com os organizadores da obra, a população mundial continua crescendo e a maior parte dela vive nas cidades, as quais estão cada vez mais ‘inchadas’ e com significativa perda de suas áreas naturais. É esperado que 70% da população mundial viva em áreas urbanas até 2050. No Brasil, este número já ultrapassa 85%. Assim, o desafio para a sustentabilidade urbana no Brasil deve estar pautado em um planejamento adequado para essa urbanização em massa, considerando a provisão de serviços básicos na área da educação, saúde, abastecimento de água, rede de esgotos, tratamento de resíduos sólidos, energia, infraestrutura, moradia, dentre outros.

“Precisamos que nossas cidades sejam socialmente inclusivas, ambientalmente equilibradas, economicamente produtivas, culturalmente diversas e politicamente participativas”, reforça Álefe Viana.

 

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página