Página inicial > Últimas Notícias > Professor do curso de Arquivologia profere aula inaugural na Unirio

Professor do curso de Arquivologia profere aula inaugural na Unirio

• Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h24
  • Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h33

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

“Arquivo, o quê? Arquivos, pra quê? O saber dos arquivos e suas responsabilidades sociais” é o título da palestra de aula inaugural que o professor Leandro Coelho de Aguiar do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irá proferir on-line, às 19h desta segunda-feira, 19, no canal da Escola de Arquivologia da  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no youtube. O interessado deve acessar o link: https://youtu.be/nxBot7W_nEw

De acordo com o docente, a palestra apresenta dois pontos para que se possa pensar a importância em dar visibilidade social aos arquivos e aos arquivistas, assim como o reconhecimento por parte do próprio profissional da sua importância nesse processo de gestão da informação na perspectiva social. Por conta disso, o palestrante convida a comunidade acadêmica da Ufam, e a sociedade para que reflitam sobre a importância dos arquivos e dos arquivistas na gestão da informação, assim como sua responsabilidade social.

Ele que se diz estar feliz em ter recebido o convide da Escola de Arquivologia da Unirio, é consequência do  reconhecimento profissional que vem desenvolvendo nessa área de conhecimento, assim como, de encontrar oportunidade em estabelecer trocas de experiências, e estreitando o distanciamento geográfico.

O professor comenta que o curso de Arquivologia da Unirio é um dos primeiros cursos da área criado no Brasil, ainda na década de 1970. “A Unirio também foi a pioneira no Brasil, ao criar em 2012 o primeiro Curso de Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ)”, disse.

“Tal oportunidade ratifica o entendimento de que estamos em consonância com a produção de conhecimento do sudeste e do restante do Brasil. Certamente que nosso curso tem muito que crescer, ressaltando que temos apenas 12 anos de existência (curso foi criado em 2009). Somos o primeiro curso de graduação em Arquivologia da Região Norte, muita coisa já conquistamos, mas sabemos que temos muito ainda  a conquistar, mas, o convite ressalta justamente que estamos no caminho certo, não apenas de reconhecimento dos nossos pares, mas também o reconhecimento social da Região Amazônica”, completou.

Tema

O tema da palestra, remete a dois pontos fundamentais, disse o professor que, primeiro destaca acerca da visibilidade e relevância dos arquivos e do profissional arquivista em nossa sociedade. Em tempos de crescimento da produção de informação em seus vários suportes, de enfraquecimento das políticas de gestão e acesso à informação, assim como do crescimento de fakenews, o papel do profissional arquivista e dos arquivos se mostram cada vez mais necessário, pois são nos arquivos que estão guardados os documentos comprobatórios das ações públicas e privadas, assim como, a responsabilidade dos profissionais, não apenas por questões técnicas de organização, preservação, veracidade e acesso aos documentos, mas por auxiliar na criação de políticas públicas informacionais, comentou.

Ele enfatiza o caráter da responsabilidade social dos arquivos e dos arquivistas que será discutido na palestra. “O papel das instituições arquivistas vai além de um simples depósito documental, senso comum ainda hoje muito difundido, inclusive entre os governantes. Os arquivos devem ser entendidos como o reflexo da sociedade, neles estão provas de ações que refletem os diversos momentos históricos da nossa sociedade, e neles estão os instrumentos que dão visibilidade aos diversos grupos e vozes, muitas das vezes estratégicamente caladas, finalizou o professor.

Sobre o palestrante

Professor efetivo da Faculdade de Informação e Comunicação, da Ufam. Doutorando em História Social pelo PPGH da Ufam, mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Arquivologia (2018-2020), membro da Câmara de Extensão e Interiorização da Pró-Reitoria de Extensão da UFAM (2017-2020), diretor da Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica do Museu Amazônico (2017-2018), de vice- coordenador e de coordenador de estágio do curso de Arquivologia (2017 - 2018).

Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio, com o projeto atual de pesquisa intitulado "História das instituições, acervos e práticas de arquivísticas e a concepção patrimônio documental no Amazonas", e coordenador também do projeto de extensão "Diálogos com a Arquivologia", que tem como foco de a Educação e popularização de C&T envolvendo a área da Arquivologia e seus diversos diálogos multidisciplinar.