Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Posse da nova direção do ICE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Posse da nova direção do ICE

  • Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 17h37
  • Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 14h47
  • Acessos: 1600

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, presidiu na manhã desta quarta-feira, 14, a solenidade virtual de posse da nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, o ICE. Os docentes, Túlio Orleans Gadelha Costa (diretor) e Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz (vice-diretor), foram empossados para o quadriênio 2021-2025 de maneira remota.

A mesa virtual de posse teve a participação da vice-reitora da Ufam, docente Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, da diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), professora Karime Bentes, do ex-diretor do ICE, docente Raimundo Passos, e os dois novos dirigentes, Túlio Gadelha e Wilhelm Steinmetz. A cerimônia foi transmitida pelo canal da Ufam no Youtube.  

Ressaltando o comprometimento da então gestão com o Instituto, o reitor também ensejou realizações ao diretor e vice-empossados. “Parabéns aos novos dirigentes e desejo uma excelente administração. Hoje formalizamos e avalizamos a decisão de escolha da comunidade do ICE  e por isso desejamos pleno êxito aos mandatários”, discorreu. 

A vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, também desejou aos novos dirigentes um mandato repleto de realizações. “Quero desejar aos novos dirigentes um mandato de realizações. Estaremos juntos durante esses quatro anos apoiando às demandas do ICE”, afirmou.    

O ex-diretor do ICE, Raimundo Passos, desejou aos novos dirigentes uma boa administração. “Este é um momento singular para o ICE, um momento especial, porque foi uma escolha democrática da comunidade. Isso representa mais compromisso para os novos dirigentes. Agradeço pelo apoio de todos que apoiaram a nossa administração. Quero homenagear o professor Nilomar Vieira de Oliveira que nos deixou de forma inesperada, como também quero agradecer aos professores, técnicos e discentes do ICE que nos ajudaram ao longo do nosso mandato. Desejo sucesso aos professores Túlio Gadelha e Wilhelm Steinmetz na direção do Instituto”, destacou Raimundo Passos. 

O novo diretor do ICE, Túlio Gadelha, agradeceu a todos da comunidade do ICE que os apoiaram. “Agradeço por todo apoio até aqui, temos consciência dessa jornada que nos espera. Sabemos dos problemas crônicos do ICE, sendo um deles a falta de estrutura física. Vamos nos direcionar a resolver isso. Outro desafio que temos é receber os alunos de forma presencial. Vamos elaborar um plano para o retorno das atividades. Quero convocar a toda comunidade acadêmica para uma administração conjunta”, afirmou o dirigente.    

O vice-diretor do ICE, Wilhelm Steinmetz, ressaltou a escolha de seu nome para direção do Instituto e a importância do ICE na construção da ciência. “Agradeço a comunidade pela oportunidade de participar da administração do ICE. Espero corresponder aos anseios de todos que nos elegeram. O Instituto contribui na formação de estudantes de muitos outros cursos da Ufam, isso demonstra sua importância na construção da ciência. Atualmente o mundo está vivendo o desafio da pandemia da covid-19, com a qual o Brasil sofre um quadro severo. Acredito que a população está conseguindo enxergar a importância da ciência, seja ela básica ou aplicada. Infelizmente os investimentos em ciência no Brasil ainda são pequenos. Com certeza estaremos trabalhando com dedicação nesses quatro anos de mandato que estamos assumindo hoje”, disse.      

Nova diretoria

Professor Túlio Orleans Gadelha Costa possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1996) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (DQ/ICE/Ufam) desde 1991, ministrando, principalmente, as disciplinas na área de Química Orgânica e Ensino de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica - Produtos Naturais, atuando principalmente no seguinte tema: Produtos Naturais de origem animal, secreções de anfíbios, hylidae e osteocephalus. Na área de ensino coordena vários projetos como Química na Praça, Show da Química e O dia do Laboratório. Coordena o PIBID-Química desde seu primeiro edital - 2009 - 2011, 2011-2014. Coordenador geral da Semana de Química por sete anos seguidos e vice-coordenador da I Semana de Ciências e Tecnologia do ICE/Ufam. Conselheiro titular do Conselho Municipal de Educação (2009/2011 e 2011/2013). Atualmente é Coordenador Institucional do PIBID/Ufam.

 

Professor Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz possui graduação e mestrado em Matemática - University of Oxford, Reino Unido (2004), mestrado em Matemática - Université Paris-sud 11, França (2005), doutorado em Matemática, especialização: Álgebra / Geometria algébrica, título da tese: Algèbres de dimension infinie et théorie de la descente - Université Paris-sud 11, França (2009) e especialização em Antropologia - Unyleya (2019). É professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Atuou como chefe do Departamento de Matemática (2018-2020) e atualmente é conselheiro do Conselho Universitário no biênio 2021-2022.

 

    

registrado em:
Fim do conteúdo da página