Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de criação literária da Ufam realiza nova publicação

Projeto de criação literária da Ufam realiza nova publicação

• Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 11h39
  • Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 16h25

O livro faz parte da Trilogia “Lúcia”, cujo primeiro volume foi peça de teatro escrita pelo professor Renan Albuquerque, em 2020

A novela O Puro Animal Que Habita em Mim, escrita por Jalna Gordiano e Renan Albuquerque, será lançada em 16 de julho, às 18h, no Largo São Sebastião, Centro. É a terceira obra concretizada a partir de esforços do projeto “Coleção Selvagem”, atividade universitária de criação literária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam/CNPq) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

Jalna é poetisa e tem graduação em Serviço Social pela Uninorte. Renan é professor de jornalismo da Ufam e pesquisador colaborador do Núcleo Diversitas, da USP. Junto com o escritor paraense Nicodemos Sena (vencedor do Prêmio Lima Barreto), eles organizam a “Coleção Selvagem”, atividade de extensão iniciada em 2019. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento social e intelectual por meio da literatura. “Queremos incentivar a divulgação de saberes a partir da produção de obras diversas, seja em prosa ou poesia, promovendo o diálogo da Ufam com a sociedade amazonense e instituições de ensino”, destacou Renan Albuquerque.

O primeiro volume publicado foi A Doce Vida dos Pequenos Fuzis (Renan Albuquerque, 2020), uma peça de teatro que enfoca a temática do absurdo e bebe na fonte da dramaturgia beckettiana. Depois veio o romance A Mulher, O Homem e o Cão (Nicodemos Sena, 2020), quando o fantástico foi sublinhado e tornou-se elemento de destaque. Agora, em Puro Animal Que Habita Em Mim, Jalna Gordiano explora a literatura marginal, ou literatura de periferia como prefere denominar, a partir de uma novela escrita a quatro mãos. “A expressividade do realismo literário, aliada à temática da escrita de periferia, a meu ver dialoga bem com a ideia daquilo que é periférico ou marginal enquanto conceito. E foi essa a vertente que escolhi para compor o livro”, salientou.

O produtor cultural Rojefferson Moraes, a escritora trans Márcia Antonelli, o músico e poeta parintinense Isaías do Santos e o professor Victor Hugo integram o time de prefaciadores e apresentadores do livro. “Trabalhar com Jalna foi um aprendizado. Ela é talentosa e disciplinada para a produção, dois pontos que penso serem essenciais no processo de construção literária”, finalizou Renan, coautor do livro.

Evento: Lançamento de livro no Largo São Sebastião, Centro
Quando: Dia 16 de julho, às 18h