Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Artes oferta curso em Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes

• Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 15h13
  • Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 15h13

Postado por Juscelino Simões com texto  encaminhado pela direção da Faartes/Ufam

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) é uma das colaboradoras da primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual Internacional - Destino Brasil, promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ao longo dos meses de julho e agosto, a iniciativa vai ofertar ao público brasileiro e estrangeiro mais de 100 cursos livres em diversas áreas, da Biologia às Ciências Sociais.

O curso elaborado pela Faartes, com o tema “Culture and art in the Amazon” (“Cultura e arte na Amazônia”), teve início nesta terça-feira, 6, e segue até 31 de agosto. Participaram da elaboração do projeto a professora Rosemara Staub, a professora Claudia Carnevskis e a professora Priscila Pinto, diretora do Centro de Artes da Ufam (Caua) e organizadora da sala de aula online.

O objetivo do curso, de caráter extensionista, é apresentar aos alunos o contexto da região amazônica brasileira, abordando os principais elementos constituintes da cultura e da arte tal como aparecem na contemporaneidade.

Entre os tópicos que serão abordados estão: panorama histórico-geográfico e ambiental da cultura na Amazônia; cultura e povos tradicionais; cultura popular; e manifestações artísticas e processos criativos dos artistas da atualidade.

Destino Brasil

O novo programa da Andifes promove a oferta coletiva de cursos livres em língua estrangeira a parceiros internacionais, proporcionando uma imersão nas línguas e culturas brasileiras, através de um processo de mobilidade virtual. Aumentar a visibilidade do ensino superior brasileiro no exterior e fortalecer o processo de internacionalização das instituições nacionais também são algumas metas do Destino Brasil.

Ao todo, foram ofertados 103 cursos por 42 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), sendo que 30% das vagas foram destinadas a alunos brasileiros e 70% aos parceiros internacionais.

Sobre a Faartes

A Faculdade de Artes da Ufam oferta, atualmente, cursos de licenciatura em Artes Visuais (presencial e EAD) e Música (presencial), nos períodos matutino e noturno, e tem um trabalho consolidado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Faartes também atua na pós-graduação, por meio da oferta do mestrado profissional em Artes (parceria com Udesc) e do Mestrado Interinstitucional em Artes Visuais (parceria com UFRGS).

Contato com a Instituição pelos endeços: www.faartes.ufam.edu.br e @faartesufam (Facebook e Instagram).