Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atletas da Ufam conquistam o 3° lugar no beach tennis nos Jogos Universitários Brasileiros 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atletas da Ufam conquistam o 3° lugar no beach tennis nos Jogos Universitários Brasileiros 2021

  • Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 12h56
  • Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 13h12
  • Acessos: 947
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
 
Tiago Uchôa e Leonardo Menezes representam a Ufam nos Jogos Universitários Brasileiro de Praia 2021 (JUBS Praia 2021). Na terça-feira (6), os estudantes de Educação Física conquistaram a medalha de bronze no beach tennis contra a dupla da Uninassau de Pernambuco. Leonardo Menezes também se destacou na modalidade individual, alcançando o quarto lugar na competição.
 
Realizados de 4 a 10 de julho, os JUBS Praia 2021 reúnem, em Aracaju (SE) estudantes de várias instituições de ensino superior do Brasil em disputas valendo os três primeiros lugares no pódio em diversas modalidades esportivas como vôlei de praia, futevôlei e futebol de praia. Tiago Uchôa e Leonardo Menezes competiram no beach tennis tanto na modalidade coletiva (duplas), quanto simples (individual). Depois de quatro partidas, a dupla conseguiu chegar à disputa por medalhas e garantir o bronze. 
 
"Foi sensacional, estávamos sem nenhuma expectativa…Viemos pela experiência e voltaremos com medalha para a Instituição! Bom demais!" afirma Leonardo. "A experiência é incrível, conseguir conquistar uma medalha de bronze num esporte que conheci há um mês. Tivemos muita dificuldades por não conseguir quadras para treinar, não temos equipamentos, fora as dificuldades financeiras devido à pandemia. Entregamos tudo que tínhamos e levamos essa medalha com muita garra", descreveu Tiago. 
 
 
O beach tennis (ou tênis de praia) é semelhante ao frescobol, mas com quadra definida e rede separando as equipes. O objetivo do jogo é não deixar a bola cair e passá-la para o time adversário com apenas um toque de raquete. Ganha o jogo a equipe que vencer mais sets. "A partida contra a Uninassau foi duríssima. A gente tinha perdido deles na fase de grupos. Foram dois sets de quatro games na disputa de terceiro [lugar]. Ganhamos de 4x2 e 4x3", conta Leonardo. 
 
Praticantes de esportes desde a infância, Tiago e Leonardo costumam participar de competições esportivas sempre que possível. "Eu gosto de dizer que o esporte é a minha vida. Eu respiro e transpiro esporte. Pratico desde os 10 anos de idade. Joguei diversos campeonatos desde natação, tênis de mesa, basquete, vôlei, badminton e agora estou me aventurando no beach tennis", revela Tiago. "O esporte está na minha vida desde sempre, meu pai era jogador de futebol, minha mãe de vôlei, minha irmã também teve suas passagens no vôlei e nado sincronizado. Sou atleta de vôlei desde os 12 anos, comecei o beach tênis em 2017, mas nunca tive continuidade, apenas brincava mesmo", comenta Leonardo.  
 
Na quarta-feira (7) foram realizadas as partidas na modalidade individual. Tiago Uchôa ficou na fase de grupos e Leonardo Menezes conseguiu o quarto lugar. "No individual o desafio foi maior, sem o apoio do Tiago ficava mais difícil, ainda mais com o ombro lesionado, mas consegui chegar nas semis. Também estava com poucas expectativas, mas perdi a semi com um gostinho de que dava para ter chegado na final", lembra o atleta.
 
A Confederação Brasileira de Desportos Universitários é a organizadora dos JUBS Praia 2021 e está realizando o evento tendo em conta os cuidados necessários em razão da pandemia de covid-19, assim não há público nas partidas e os atletas, comissões e a organização foram submetidos a testes para garantir a presença nos jogos. Encerrando a participação na edição de 2021, Tiago e Leonardo recebem a medalha de bronze em cerimônia a ser realizada na tarde desta quinta-feira (8).   
 
"Acho que o maior significado do esporte é a igualdade, trazer gente de todos os lugares e fazê-las competir de igual pra igual, sem distinção. Acho incrível", declara Leonardo. "Aprendi a trabalhar em equipe, a liderar, ter resiliência, determinação, foco e etc. E, tudo isso, contribui para a formação do meu caráter. Portanto, o esporte é essencial e transforma a vida das pessoas!, completa Tiago. 
 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página