Com 38 apartamentos, recursos na ordem de R$ 2 milhões e 112 vagas, Ufam inaugura Residência Universitária em Manaus
O novo prédio da Residência Universitária da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi entregue, na tarde desta quarta-feira, 30 de junho, em cerimônia online, à sociedade amazonense. A obra, localizada no terreno do campus sede, com entrada pela Rua Astro Barroso, teve investimento na ordem de R$2 milhões e possui quatro pavimentos, com 38 apartamentos, dois deles reservados para estudantes com deficiência física.
Construída para receber discentes vindos do interior do Amazonas e de outros estados do Brasil, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Residência Universitária da Ufam abrigará 112 estudantes, sendo três ocupantes por apartamento, exceto no caso de pessoas com deficiência, em que dois alunos dividirão um alojamento. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade, relembrou a trajetória da Casa do Estudante, desde a Rua Barroso até o prédio inaugurado hoje.
“A Casa do Estudante, localizada na Rua Barroso, foi um marco histórico como uma das primeiras ações de apoio aos estudantes e de assistência estudantil. A educação, aqui, é percebida como mola propulsora da mobilidade social. Muitos moradores da antiga Casa do Estudante são pessoas que, na sua vida profissional, galgaram importantes cargos no estado do Amazonas. Aqueles estudantes, que moram na rua Barroso, precisavam do apoio do poder público para permanecerem em Manaus e finalizarem os estudos. Ao longo dos anos, com as transformações da Universidade e com a maioria dos cursos no campus sede, foi necessário que a Ufam repensar a sua assistência estudantil. A obra da nova Residência Universitária começou em 2011, tivemos problema ambiental em 2015, e em 2017, quando assumi a reitoria, não medimos esforços para solucionar este problema. Frente a essa questão, a vice-reitora eleita e assessora Ambiental, professora Therezinha Fraxe, como autoridade no tema, não mediu esforços para ajudar a resolver a questão. Foi assim que conseguimos retomar a obra da Residência Universitária, com conclusão em 2019. Veio a pandemia e hoje, mobiliada, a Ufam entrega à sociedade amazonense mais este prédio para apoiar os discentes da Ufam”, relembrou.
O reitor informou ainda que a inauguração fecha um ciclo da política de assistência estudantil da Ufam. “O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), na nossa segunda gestão, vamos propor a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis”, enfatizou.
A vice-reitora eleita e assessora Ambiental, professora Therezinha Fraxe, explicou que a continuidade da obra dependeu da plantação de 500 mudas, obedecendo termo de ajuste de conduta. “Nós plantamos 500 mudas para que a construção da Residência pudesse continuar. A árvore que foi cortada, foi replantada, além de mais 500 outras árvores. Assim, vemos o compromisso da Ufam com a comunidade acadêmica e a questão ambiental”, contou.
Cerimônia
A presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), Raiane Garcia, em sua fala, destacou o momento histórico e a vitória do movimento estudantil. “A gente sabe que muitos estudantes vêm do interior para a capital em busca de novos sonhos e a Residência Universitária vai contribuir muito com o Ensino. A assistência estudantil tem um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes, sobretudo, agora em um contexto de pandemia. Gostaríamos de agradecer aos estudantes que fizeram parte dessas reivindicações e a gestão da Universidade por nos garantir estarmos presentes neste momento”, disse.
A diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), pedagoga Mônica Barbosa, explicou que a Residência Universitária do campus Manaus tem por finalidade avançar no eixo um do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “A Residência Universitária tem por objetivo proporcionar condições acadêmicas, políticas e sociais, não somente para ingressar na Universidade, mas também para concluir os estudos no tempo regulamentar. Além do abrigo predial, com todas as comodidades, o estudante também receberá o auxilio Residência Universitária, custeado pelo Pnaes”, enfatizou.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, servidora Vanusa Firmo, lembrou da luta do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) para fazer valer os eixos do Pnaes. “ Temos muito orgulho de poder finalizar essa gestão com a inauguração da Residência Universitária do campus de Manaus. Todos os 112 estudantes que irão fazer parte desta casa, e os próximos também, sintam-se contemplados com essa vitória da Ufam. O Daest não mediu esforços, mesmo durante a pandemia, para que tudo ficasse o mais adequado possível para a entrega e nos próximos meses já trabalharmos no edital de ocupação dessa casa”, destacou.
Obra
Durante a solenidade, a prefeita do Campus Universitário, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, lembrou das dificuldades na execução da obra, mas, sobretudo, da vontade de entregá-la à comunidade acadêmica. “Gostaria de falar ao aluno que irá habitar este prédio, que cuide como se fosse sua casa e ajude a Prefeitura para que a gente consiga manter as nossas estruturas funcionais. O prédio foi pensado considerando a segurança e o acesso dos discentes ao campus”, explicou.
O edifício apresenta área construída de 2.368,12m² e está assim dividido em térreo e mais três pavimentos. No térreo, há guarita, recepção, setor administrativo, depósito, área de lazer, área de estudo, refeitório, cozinha, lavanderia para uso coletivo de até oito pessoas, banheiro, hall com escada e acesso e elevador, dois apartamentos para estudantes com deficiência (com duas vagas cada) e estacionamento; os andares possuem 12 apartamentos cada, e todos eles têm varanda, banheiro, mobiliário (guarda-roupa, beliches, camas de solteiro, mesa e cadeira para estudo) e ar condicionado.
Redes Sociais