Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Pesar - Professor Frantomé Bezerra Pacheco

Nota de Pesar - Professor Frantomé Bezerra Pacheco

• Publicado: Domingo, 21 de Julho de 2019, 22h00
  • Última atualização em Domingo, 21 de Julho de 2019, 22h25

A Universidade Federal do Amazonas vem a público informar com profundo pesar, o falecimento do professor Frantomé Bezerra Pacheco.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1990), com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997 e 2001). Professor do Departamento de Antropologia do IFCHS, Frantomé atuou vigorosamente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam. Suas pesquisas eram voltadas, principalmente, para o estudo das línguas indígenas brasileiras, investigando a Família Karíb - Ikpeng/Txikão e as línguas em contato na Amazônia.

Desenvolveu pesquisas sobre políticas linguísticas, educação escolar indígena e formação de professores indígenas em situações de bilinguismo e multilinguismo. Era também professor na Licenciatura Indígena “Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvida pela Ufam, no município São Gabriel da Cachoeira (AM).

O velório ocorre na Funerária São Francisco, 1.000, bairro Cachoeirinha. O corpo seguirá na tarde de segunda, 22, para a cidade de Parintins, onde será sepultado.

A Ufam se solidariza aos familiares, amigos, alunos e colegas do professor Frantomé Bezerra Pacheco, neste momento de luto.