Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Diretor da FUA aprova Relatório de Gestão de 2020

Conselho Diretor da FUA aprova Relatório de Gestão de 2020

• Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 15h53
  • Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 13h10

Sandra Siqueira

Equipe Ascom Ufam

Por unanimidade, o Relatório de Gestão da Ufam relativo a 2020 foi aprovado pelos membros do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA). A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 25, em reunião online transmitida ao vivo pelo canal da Instituição no Youtube.

Entre as competências do Conselho Diretor da FUA está examinar e julgar, no primeiro semestre de cada ano, o relatório anual de atividades da Fundação e da Universidade, referente ao exercício anterior, prestando contas ao Tribunal de Contas da União de todo o seu movimento financeiro.

Em seu parecer, a conselheira relatora, Severina de Oliveira dos Reis, discorreu sobre o impacto que a pandemia de covid-19 causou nas atividades da Universidade em 2020, levando-a a se adaptar, como possível, à realidade imposta.

"Diante do exposto, considerando no mérito, e as evidências apresentadas de forma transparente no Relatório de Gestão da FUA - 2020 quanto ao desempenho e a gestão dos recursos aplicados naquele exercício, o cumprimento da legislação em vigo", registrou conselheira. "E considerando ainda, as declarações da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, do pró-reitor de Administração e Finanças, do contador e a aprovação do Conselho de Administração na reunião ordinária realizada em 13 de abril de 2021, nos termos da Resolução n° 001/2021, emito parecer Favorável à Aprovação do Relatório de Gestão da FUA, exercício de 2020", completou. O voto da relatora foi acompanhado pelos conselheiros José Russo e Manoel do Carmo Chaves Neto.

Ao gerenciar a Universidade em um ano completamente distinto, o reitor Sylvio Puga expôs o significado da aprovação do Relatório de Gestão de ano passado: "O ano de 2020 foi um ano absolutamente atípico em razão da pandemia e dos desdobramentos dentro e fora da Ufam. A aprovação unânime pelo Consad [Conselho de Administração da Ufam] e agora pelo Conselho Diretor da FUA, representou o reconhecimento das atividades desenvolvidas num processo de reinvenção institucional", declarou.

Membro do Conselho, o professor Manoel do Carmo Chaves Neto também aprovou o documento de 2020 e espera que a comunidade universitária supere os desafios do momento e persevere em tornar a Ufam cada vez melhor. "Eu sou um professor desde a fundação da nossa Universidade. Não quero que ela apresente nenhuma falha que possa desmoralizar o seu ensino, a sua produtividade. Espero que todos possam colaborar conosco. Nós somos os legítimos representantes, aqueles que desde o início da fundação da Universidade lutam por uma eficácia, por uma melhoria sempre que possível na qualidade do ensino. Então, eu fico muito grato a vocês. Espero que vocês continuem firmes no propósito de cada vez mais estarem juntos e coesos para que a nossa Universidade realmente atinja o ponto desejado", disse o conselheiro.