Últimas notícias
Professores do curso de História participam de coletânea "Historiografia Amazonense em Perspectiva"
Inspirado na obra Historiografia Brasileira em Perspectiva, coletânea organizada por Marcos Cezar de Freitas, no ano de 1998, o livro "Historiografia Amazonense em Perspectiva", organizado pelo professor César Augusto B. Queirós e lançado pela editora Valer, pretende realizar um profundo balanço sobre a historiografia produzida no e sobre o estado do Amazonas, propondo um abrangente panorama do ‘estado da arte’ e discutindo, tanto a produção bibliográfica quanto as teses e dissertações defendidas em nossos programas.
O livro conta com contribuição de pesquisadores com vasta trajetória e com reconhecida produção intelectual em suas respectivas áreas. Participam da obra os professores Almir Diniz de Carvalho Jr., Francisco Jorge dos Santos, Antonio Alexandre Isidio Cardoso, Hélio Dantas, Hideraldo Lima da Costa, Luís Balkar Sá Peixoto pinheiro, Maria Luíza Ugarte Pinheiros, Patrícia Alves Melo, César Augusto Bubolz Queirós, Davi Avelino Leal, Marcia Eliane Alves de Souza e Mello, Rafael Ale Rocha e Patrícia Rodrigues da Silva.
A obra é dividida em duas partes: na primeira, A Historiografia na Amazônia, são apresentadas e analisadas as contribuições de alguns dos principais historiadores do estado e da região e as representações de viajantes e memorialistas, buscando compreender suas contribuições para a formação do pensamento social sobre a Amazônia. Na segunda parte, Temas da Historiografia, é realizada uma ampla discussão acerca da produção historiográfica sobre os principais temas abordados pela produção acadêmica no estado. Assim, a produção histórica em áreas com grande tradição no estado – tais como História do Trabalho, História das Mulheres, populações negras, ditadura militar na Amazônia, história indígena e do indigenismo, História colonial, e memória – é analisada por profissionais com densa e reconhecida trajetória intelectual. O livro tem apoio da Fapeam e do PPGH/Ufam e conta ainda com um prefácio escrito pelo professor José Ribamar Bessa Freire, intitulado "Cadê os historiadores do Amazonas?", uma apresentação do professor Aloysio Nogueira de Mello e é dedicado à memória do professor Geraldo Pantaleão Sá Peixoto Pinheiro.
Interessados em conhecer a obra podem encontrá-la à venda no site da Editora Valer.
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais