Página inicial > Últimas Notícias > ISB- Biblioteca auxilia no acompanhamento do impacto das publicações dos docentes

• Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h40
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 15h47

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Docentes do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari (AM), que estejam interessados em acompanhar a relevância das suas produções científicas podem recorrer à Biblioteca. O espaço oferece, por meio do Índice-H, auxílio aos pesquisadores na atividade de mensuração da produtividade e do impacto das pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Os interessados podem entrar em contato no e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Índice-H permite um parâmetro avaliativo do autor ao relacionar o número de publicações científicas com o número de citações. O índice é adotado não só para avaliar pesquisadores, mas também universidades, grupos de pesquisa e revistas científicas. A vantagem é sua objetividade, já que em um único número é possível saber sobre a produtividade e a relevância do trabalho científico.

De acordo com o gerente da Biblioteca do ISB, bibliotecário Renato Mendes, para obter o índice é necessário que o professor e pesquisador tenha artigos publicados em base de dados específicas voltadas para sua área de conhecimento. “O índice pressupõe produtividade de artigo versus número de citações e é necessário que o usuário possa fazer a pesquisa nas bases de dados como: Portal periódicos Capes, Scielo, Scopus, Web Of Science, entre outras. Todas essas bases possuem recursos que permitem identificar o Índice-H de um pesquisador”, explica.

O bibliotecário Renato Mendes lembra, ainda, das vantagens de ter uma ferramenta de mensuração do impacto de pesquisas individuais. “Conceituar o pesquisador em sua área de atuação pela relevância de sua produção permite entender a produção científica de seus docentes, além de possibilitar ao discente consubstanciar sua fundamentação teórica a partir de produções com impacto”, completa.

Para a docente do Instituto, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Índice-H5 na Scielo, o acompanhamento do número de citações possibilita valorizar a pesquisa produzida no ISB. “A iniciativa de auxiliar o acompanhamento da relevância das publicações colabora com a divulgação dos trabalhos junto à comunidade acadêmica, além de comprovar a qualidade das pesquisas na região amazônica”, finaliza. A professora atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente, relacionados a frutas amazônicas e a aplicação desse tema no aprendizado de Ciências.