Página inicial > Últimas Notícias > II Forcult Norte acontece de 8 a 10 de junho

II Forcult Norte acontece de 8 a 10 de junho

• Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h55
  • Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h55

Entre os dias 08 e 10 de junho, acontece o II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Norte (Forcult Norte), em formato online, que tem o objetivo de contribuir para o intercâmbio cultural entre as universidades como estratégia de valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da Amazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link http://bit.ly/forcultnorte2021, onde está disponível a programação completa.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é uma das colaboradoras do evento, por meio da Faculdade de Artes (Faartes), do Centro de Artes (Caua), da TV Ufam, do Museu Amazônico e do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) de Parintins. O Fórum também contará com representantes das universidades federais do Tocantins (estado sede), Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre.

A programação do evento se insere no escopo do Encontro de Cultura da Região Norte, que reúne desde 2013 as instituições de ensino superior da região. No dia 08 de junho, o II Forcult Norte realiza a palestra “Diversidade Cultural na Amazônia”, com a professora Denise Machado Cardoso, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Antropóloga e historiadora, ela atua na Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA e coordena o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA).

“Gestão Cultural nas Instituições Públicas de Ensino Superior” é o tema da palestra programada para o dia 09 de junho. A atividade será conduzida pela professora Marcele Pereira, reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

No dia 10 de junho a palestra “Plano de Cultura para as Instituições Públicas de Ensino Superior” será ministrada pelo professor Alexandre Molina, Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A programação terá, ainda, apresentações culturais e grupos de trabalho sobre os temas abordados nas palestras.