Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio on-line comemora 40 anos do Curso de História

Simpósio on-line comemora 40 anos do Curso de História

• Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 13h58
  • Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 14h03

Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O Simpósio on-line “Curso de História da Ufam – uma trajetória de 40 anos” marca o início das atividades comemorativas relativas aos quarenta anos de funcionamento do curso na Universidade. O reitor, professor Sylvio Puga, participou da abertura do evento que teve transmissão por videoconferência na noite desta terça-feira, 11. As atividades do evento se estendem até sexta-feira, 14.

Participaram do evento, além do reitor, professor Sykvio Puga, o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, o coordenador da Pós-Graduação em História (PPGH), professor David Avelino Leal, o coordenador da graduação-matutino, professor Rafael Ale Rocha, e a chefe de Departamento, professora Kátia Couto. No evento, teve a participação da representante do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, a discente Nadyne Rebelo.

Em seu pronunciamento, o professor Sylvio Puga fez uma retrospectiva histórica desde a criação do curso de História até os momentos atuais. Criado pela resolução 0380/Consuni, em 14 de agosto de 1980, e, no ano posterior, o curso inicia suas atividades, no antigo ICHL, relatou o  reitor que comentou que este vem se atualizando, promovendo reformas curriculares, a última ocorrida em 2019. Ele destaca os aproximados 2 mil professores formados na graduação, pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e pelo antigo Programa Especial de Formação Docente (PEFD), este último, disse o professor, “fez com que o curso de História tivesse seu protagonismo quanto a atuação de professores formados nas redes públicas e privadas de ensino no estado do Amazonas”.

O reitor prossegui, no ano de 2016, em função da qualidade das atividades desenvolvimento pelo curso, houve a criação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Mais tarde, em  2018, após avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), evidenciou-se sua  excelência, permitindo o credenciamento para o curso de doutorado, com inicio em 2019, disse o professor. Ele frisou que as informações repassadas demonstraram o dinamismo, a vitalidade e o protagonismo que o curso vem desenvolvendo nesses quarenta anos de forma crescente, desde a graduação ate a pós-graduação. Para ele "essas ações são a prova cabal do sucesso do curso e de que o momento é de celebração".

“Quero que todos aqui se sintam abraçados por mim e pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, assim como pela vice-reitora eleita, professora Terezinha Fraxe, para que juntos possamos cada vez mais lutar pelo engrandecimento do curso de História e, isso nos enche de orgulho. Lembro que essa é uma trajetória de lutas importantes na formação de bons profissionais cidadãos e críticos, os quais levam o nome da Ufam com altivez enquanto entidade pública gratuita e socialmente referenciada. Vida Longa ao curso de História e parabéns a todos que construíram o evento, e desejo sucesso nesses quatro dias de atividades”, completou o reitor.

O diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato da Silva, lembrou que uma disciplina relacionada à Amazônia enquanto graduando do curso de Ciências Sociais, foi importante de se pensar questões  indígena na Amazônia, pois, segundo ele, “dentro do Projeto da História enquanto campo de formação, criou-se os impactos, em que pensar a produção do curso de Historia é pensar, sob a perspectiva indígena amazônica, em uma outra conjuntura com olhar mais detalhado a certos aspectos diacrônicos, de como se estruturou e se estrutura ao longo do tempo.”

“A partir do projeto iniciado em 1981, que formou seus quadros de professores o qual se capitalizou em termos de conhecimento, trouxeram mais conhecimento e avançaram. A pós-graduação é o resultado desse projeto, a perspectiva que temos é de nos deixar otimistas. Dentro dessa linha de sequência de trabalho e de dedicação, acredito que vamos ter curso que irá extrapolar futuramente”, completou o diretor.

Na ocasião, o coordenador da PPGH, professor Davi Avelino,  destacou a articulação e o desejo antigo de comemorar as quatro décadas que marcaram momentos importantes do curso. Para ele, organizar essa atividade, e comemorar os quarenta anos do curso de História, é um movimento de resistência e de luta, como também é um processo de retomada a nossa trajetória histórica. Ele acredita que o PPGH é um projeto que nasceu no departamento de História, e que desde o final dos anos 90 se pensava em organizar e criar um curso de Pós-graduação em nível de Stricto Sensu.  O coordenador disse que o corpo docente buscou a qualificação em nível de mestrado e doutorado para que esse sonho fosse realizado.

O coordenador do curso-matutino, professor Rafael Ale, parabenizou a atuação da comunidade acadêmica do curso de História que envolveram professores, técnicos administrativos e discentes pela realização do evento.

A chefe do departamento, professora Katia Couto, fala a comunidade acadêmica que, apesar de nós passarmos por momentos difíceis relacionados à pandemia da Covid-19, é um momento de solidariedade, de empatia e de acolhimento, demonstrando o quanto foram valorosos os colegas que partiram. “Então, esse momento de comemoração dos quarenta anos, embora realizado em contexto difícil, não poderia passar em branco. "O evento é uma homenagem a todos os professores que passaram pelo curso, pelos que estão, e a todos os nossos alunos, porque quarenta anos é uma longa trajetória, de muitas conquistas, mas também de muitas lutas", finalizou a chefe de departamento do Curso de História,