Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa ‘Mediação’ da FIC promove evento em comemoração aos seus dez anos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de Pesquisa ‘Mediação’ da FIC promove evento em comemoração aos seus dez anos

  • Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 14h22
  • Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 14h26
  • Acessos: 453

O grupo de pesquisa Mediação, coletivo de pesquisadoras e pesquisadores da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) realiza nos  dias 19, 20 e 21 de maio o evento ‘Dez Anos Mais’ em comemoração aos dez anos de atividade do grupo.

O evento ocorrerá de forma remota, em sistema de videoconferência, com a participação dos pesquisadores docentes e discentes, egressos do grupo e convidados, sendo aberto à comunidade universitária. A programação será dividida em três dias, sendo os dois primeiros dedicados à realização da Jornada de Estudos em Comunicação, Complexidade e Culturas, na qual serão apresentadas as pesquisas em curso no grupo, em sessões de comunicação divididas por linha. Os trabalhos serão apreciados pelos pesquisadores egressos. A programação da jornada também irá contemplar a realização de rodas de conversa com os egressos, palestras e apresentações culturais.  

Criado em 2010, no então Departamento de Comunicação Social do Instituto de Ciências Humanas e Letras, o grupo completou dez anos em 2020. Em razão da pandemia e de suas consequências ao longo do ano de 2020, as celebrações da primeira década de vida do Mediação foram transferidas para a retomada do calendário acadêmico em 2021, dando as boas-vindas à comunidade universitária com uma diversificada programação científica e cultural. Assim nasceu o evento Dez Anos Mais, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021, com a realização da ‘Jornada de Estudos em Comunicação, Complexidade e Culturas’, na qual serão apresentadas as pesquisas em curso no grupo em sessões de comunicação, além de palestras, rodas de conversa com pesquisadores egressos e apresentações culturais.

O ponto alto da programação será o lançamento do livro Linguagens e Comunicação na Amazônia, organizado pelas pesquisadoras, professora Mirna Feitoza Pereira e a professora Ítala Clay de Oliveira Freitas e pelo pesquisador, professor Wilson de Souza Nogueira. Editado pela Valer, o livro reúne uma mostra da produção científica do grupo nesses dez anos, com 16 capítulos e 18 autores e autoras egressos do grupo. Também será apresentada a nova proposta de pesquisa do Mediação, desenvolvida ao longo do ano de 2020 a partir da avaliação de sua trajetória e dos cenários descortinados pelo grupo em uma década de atividades.

Assim, no ano de seu decênio, o Mediação (Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação) passou a se denominar Mediação – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, dando abrigo a três linhas de pesquisas: Linha 1: Culturas e Produção de Linguagens e Comunicação; Linha 2: Ambientes Narrativos Comunicacionais e Linha 3: Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação. ‘Dez Anos Mais’ refletirá as propostas e experiências do grupo no período de uma década e lançará suas novas trilhas nos caminhos do conhecimento. Também será lançada a marca com a nova identidade visual do grupo, desenvolvida pela designer, professora e egressa do grupo Sarah Batista.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página