Página inicial > Últimas Notícias > CCA passa a ter equipamento para tradução simultânea em eventos

CCA passa a ter equipamento para tradução simultânea em eventos

• Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 14h44
  • Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 10h11

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA) passa a ter uma estrutura para tradução simultânea em eventos internacionais ou nacionais. São 120 aparelhos, entre transmissores, receptores, bluetooth e cabines, de fácil mobilidade que podem ser utilizados, não só no CCA, mas também em outros eventos que necessitem do serviço.

A Instituição nunca disponibilizou esse tipo de equipamento em eventos internacionais ou nacionais. Agora passa a ter essa estrutura para atender qualquer demanda. O equipamento está sendo instalado no auditório Vitória Régia do CCA, no setor Sul do Campus/sede. São duas cabines, 120 fones de ouvido sem fio, de fácil manuseio que podem ser levados para qualquer evento.

O recurso para a compra do equipamento é de emenda parlamentar da ex-senadora Vanessa Grazziotin (2018) no valor de R$ 120 mil. A partir da aquisição o Centro de Ciências do Ambiente pode oferecer o serviço em eventos que necessitem desta estrutura. Além de poder contar com o equipamento em seus eventos internacionais ou nacionais, o CCA vai disponibilizar para todos os setores da Universidade o seu uso.

O equipamento de tradução simultânea para eventos atuais baseiam-se em um transmissor fm que distribui o áudio proveniente das cabines para os rádios que são entregues aos participantes que necessitam mantê-los no ambiente da palestra.

“O equipamento pode ser utilizado em vários locais. A ideia é disponibilizar para toda a Ufam, desde que tenha um agendamento, para o uso. É de fácil mobilidade e facilita sua instalação em qualquer evento. Por enquanto a montagem está sendo feita no auditório do CCA, mas pode ser levado sem problemas para outro ambiente. Dispor do equipamento para eventos internacionais melhora a compreensão de palestras que são proferidas em outros idiomas. São tecnologias que agregam na formação, pois oportuniza acesso a conteúdos em outros idiomas. Assim, a Universidade oferece mais um serviço, dentre outros, ao público, principalmente, em eventos”, destacou o diretor do CCA, professor Eron Bezerra.