Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para edição 2021/2022 do Programa de Iniciação Científica do HUGV/Ebserh

• Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 09h49
  • Última atualização em Quinta, 06 de Maio de 2021, 10h39

Por Alberto Jean Fermin
Ascom HUGV/Ebserh

Ao todo serão 15 bolsas para projetos de pesquisa desenvolvidos no hospital.

O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas, filiado à rede hospitalar Ebserh (HUGV/Ebserh),  abre as inscrições para a edição 2021/2022 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) do hospital. Ao todo, serão disponibilizadas 15 bolsas de estudo pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para projetos de iniciação científica com duração de 12 (doze) meses, para alunos de graduação. O valor da bolsa será determinado pela fonte financiadora.

As inscrições para o PAIC HUGV vão até o dia 19 de maio e devem ser realizadas por meio do formulário de inscrição e proposta do projeto de pesquisa, em formato WORD e PDF e sua confirmação de envio ao e- mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O edital completo foi publicado no Boletim de Serviço HUGV-Ufam nº 129 de 30 de abril de 2021.

Os projetos de pesquisa deverão ser desenvolvidos no âmbito do HUGV (hospital e/ou Ambulatório Araújo Lima) e ter como participantes colaboradores (servidores assistenciais ou administrativos) do Hospital. São considerados colaboradores servidores do Hospital: Técnico-administrativo em Educação, professores, empregados públicos Ebserh e residentes em saúde. Cada projeto pode ter até dois colaboradores.

O PAIC HUGV busca estimular os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e estudantes de graduação nas atividades de iniciação científicas tecnológica e artístico-cultural do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV, despertar vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre profissionais do HUGV e discentes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito do HUGV.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. ​