Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin) da FEFF realiza lançamento de livro que conta a história do Programa

• Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 14h42
  • Última atualização em Quarta, 05 de Maio de 2021, 22h43

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF) tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para o lançamento do livro “Prodagin: História e Produções acadêmicas”, publicado pela editora Bagai, que acontecerá via Google meet pelo link: https://meet.google.com/gqe-jgpv-mak, no dia 14 de maio, às 14h.

O livro aborda um pouco da história do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin), desde sua criação, quando ainda era projeto de extensão até se tornar programa, além disso, apresenta algumas produções científicas desenvolvidas nesses pouco mais de sete anos de existência.

Os organizadores, e também autores, são os professores da FEFF, Lionela da Silva Corrêa e Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, juntamente com os autores Kamila Pimentel dos Santos, Leila Márcia Nunes Azevedo, Enoly Cristine Frazão da Silva, Meriane Teixeira de Matos, Nayana Ribeiro Henrique, Darlinne de Lima Tavares, Suzanny Vivian Mendes Santos ,Carlos Masashi Otani, Letícia Cavalcante Morais, Adriele Vasconcelos Henrique, Priscila Traap Abbes, Ayla Taynã da Silva Nascimento

Prodagin

O Programa é institucionalizado da Faculdade de Educação Física (2016) e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, coordenado pela professora Lionela Corrêa, que atende diferentes turmas nas modalidades de dança, ginástica e atividades circenses de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência.

O Prodagin tem outros projetos vinculados como a Ginástica para Todos, Dança para pessoas com deficiência (Dapd), Grupo Experimental de Dança da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (GEDEF), Tecido acrobático e dança.

O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras e expressivas de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência através da prática da dança, ginástica e atividades circenses, e cultivar o saber científico na área por meio  do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de profissional com qualidade, compactuando assim o compromisso da Universidade Federal do Amazonas.

Histórico

O Podagin foi constituído como programa de extensão institucionalizado pela Universidade Federal do Amazonas em fevereiro de 2016. No entanto suas ações iniciaram em 2014, como um projeto de extensão fomentado pelo governo federal através do programa Mecsesu.

Foi idealizado pela professora Lionela da Silva Corrêa, que por muito tempo atuou no programa de atividades motoras para deficientes (Proamde) e que também estudava a área de dança e ginástica. Dessa forma visando unir as duas áreas criou o projeto Mecsesu "Dança esportiva para pessoas com deficiência" com o objetivo de oportunizar as pessoas com deficiência a vivência com dança. Os participantes eram pessoas do Proamde que após suas atividades de educação física realizavam as aulas de dança.

A fim de capacitar os professores do projeto e também de outros lugares e que outros grupos de dança para pessoas com deficiência surgissem e futuramente pudessem competir com a dança esportiva, uma das primeiras ações do projeto foi organizar um curso de dança sobre rodas em que participaram acadêmicos e profissionais da UEA, profissionais do programa viver melhor atividade motora da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Seped) e professores e acadêmicos da Ufam. Duas professoras com experiência na área vieram a Manaus para ministrar o curso (Michele Barreto e Flávia Alves).

Após um ano do projeto Depd verificou-se que somente ele estava ativo então para o ano seguinte os coordenadores e colaboradores mudaram o foco para dança artística tendo em vista que não havia outros grupos para organizar uma competição de dança esportiva. Assim em 2015 o projeto passou a chamar de DAPD dança para pessoas com deficiência. No mesmo ano o coordenador do projeto tecido Acrobático (Programa de Atividades Curricular de Extensão) passou a coordenação para a professora Lionela, assim como a coordenação do grupo experimental de dança da FEFF (GEDEF) (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX). Neste ano a professora também deu início ao PACE "atividades gímnicas para crianças e adolescentes.

Em 2016 a professora Lionela transformou todas essas ações em um programa de extensão denominando de Prodagin. Assim o programa abrangeria as três áreas, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras e expressivas de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência através da prática da dança, ginástica e atividades circenses, possibilitando a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal, o autoconhecimento, a autoestima, a socialização, além do desenvolvimento da consciência e da construção da sua imagem corporal.