Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A partir de livro de professor da FES, Capes amplia mapeamento sobre evasão em EaD no âmbito nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A partir de livro de professor da FES, Capes amplia mapeamento sobre evasão em EaD no âmbito nacional

  • Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 23h55
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 16h18
  • Acessos: 1094
Daniela Oliveira
Especial para a Ascom 
 
A Editora da Ufam (Edua) lançará na quinta-feira, 29, de forma online, o livro “Estratégias Gerenciais e o Fluxo de Valor - Estudo no Sistema Público do Ensino a Distância”, do professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Ricardo Nogueira. A transmissão se dará às 10h, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=aVLIxZ7fF1g. O reitor, professor Sylvio Puga, vai prestigiar a solenidade.  
 
A obra, baseada na sua tese de doutorado que estuda a Gestão Pública e o combate à evasão acadêmica na modalidade do ensino a distância, chamou a atenção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2017, entendendo a importância do levantamento e ampliou a pesquisa tendo como cenário o ambiente de educação nacional, pelo qual o professor também foi o responsável.  
 
À época, o professor recebeu o convite através para ampliar o escopo de seu trabalho por meio do coordenador-geral de Programas e Cursos EAD, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  professor Luiz Alberto Lira,  em um evento do qual participou, em Brasília. “Foi uma divulgação do trabalho com um novo formato para que pudéssemos refletir e obter resultados, também, para obtenção de novas estratégias de combate à evasão. O livro que estamos lançando serviu de ponto de vista para que outros gestores vejam como é essa realidade e, assim, pensar a cerca dos problemas educacionais postos”, pontuou. 
 
De acordo com o professor Ricardo Nogueira, a motivação do estudo da tese iniciou enquanto coordenador do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e observação às necessidades relacionadas ao desenvolvimento das capacidades gerenciais, bem como de estratégias de tutoria para reduzir o índice de evasão discente dos cursos de graduação no Estado. “Observei a alta evasão dos jovens desde aquela época e consequentemente já estava iniciando minha tese de doutorado em Administração em Gestão Pública, no qual estudava e fazia um levantamento da dificuldade da permanência no curso EAD dos alunos no Brasil e no mundo”, explicou.
 
O método de mapeamento do fluxo de valor (VSM), utilizado pelo pesquisador, é um dos mais utilizados em ambiente industrial e de serviços porque permite identificar as atividades dentro de um determinado processo. 
 
Como parte do encaminhamento de seu trabalho, o professor Ricardo Nogueira sugeriu a  Implementação de um sistema de acompanhamento de indicadores visando não só o cumprimento dos prazos legais mas também o estabelecimento de encontros presenciais, atividades extraclasse com participação de grupos de estudos e atividades práticas; Melhorar a qualificação dos tutores de forma contínua; Estimular a troca de informações dentro da própria plataforma. 
 
Evento online de lançamento 
 
A publicação do livro foi através da editora da Ufam e uma escolha do próprio professor Ricardo Nogueira. "A pesquisa e o trabalho foram realizados na Ufam que contribuiu com os avanços das pesquisas. Nada mais legítimo que eu buscar que os resultados pudessem ser divulgados pela própria Instituição", frisou.
 
Segundo o diretor da Edua, professor Sérgio Freire, a função da editora é publicar a produção intelectual dos seus docentes. "O resultado de uma tese de doutorado é um trabalho muito importante na área de estudo sociais e vem trazer uma colaboração muito grande para a compreensão da questão da educação a distância”, frisou.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página