Página inicial > Últimas Notícias > NORTE/RIAA faz levantamento para oferta de curso sobre Open Journal Systems

NORTE/RIAA faz levantamento para oferta de curso sobre Open Journal Systems

• Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h03
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h34

Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Devido à grande demanda de instituições de pesquisa na Região Norte, a Rede Norte de Repositórios Institucionais (NORTE/RIAA) faz levantamento para oferta de curso sobre Open Journal Systems (OJS) cujo objetivo é qualificar a oferta de períodos científicos na Região. O curso está previsto para o segundo semestre deste ano.  Acesse link do formulário de identificação de demanda:  bit.ly/3eHkKJt.

De acordo com a coordenadora da NORTE/RIAA, professora Célia Simonetty, o público-alvo abrange as editoras científicas, bibliotecários, produtores científicos digitais, dentre outros. Para a professora, o curso OJS está sendo pensado para que as revistas científicas da Região Norte se fortaleçam, e que possam qualificar a oferta de informação científica produzida pelos pesquisadores regionais bem como as temáticas que são de seu interesse.

Após o levantamento o resultado será analisado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que segundo ela, provavelmente sinalizará de forma positiva devido à grande demanda de Instituições de Pesquisa na Região. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra a Rede que compõe 13 instituições de pesquisa.

A NORTE/RIAA é uma rede criada em 2014, a partir de uma reunião realizada na Universidade Federal do Pará,  para disponibilizar a produção científica produzida na região, visando corroborar no fortalecimento e consolidação da ciência aberta, integrando-se à rede nacional, fortalecendo, assim, a produção científica brasileira, conta a professora.

A Rede é parte do projeto nacional do IBICT que objetiva promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura da informação em Ciência e Tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.

Sobre o OJS

Desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), iniciativa multi-universitária que promove acesso aberto e aperfeiçoamento da publicação acadêmica, o OJS é um software livre para gerenciamento e publicação de periódicos científicos. Foi disseminado no Brasil pelo IBICT, que oferece também suporte técnico para as revistas brasileiras que utilizam a plataforma.

Conhecido no Brasil como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), suas principais vantagens são a possibilidade de instalação e gerenciamento personalizado, permitindo que o editor faça alterações a qualquer momento. Além disso, a plataforma proporciona submissão de artigos online, feita pelos próprios autores, e conta com mecanismos de busca dentro de cada conteúdo publicado.

O OJS busca otimizar o sistema de publicação científica, reduzindo tempo, energia e dinheiro que são gastos em tarefas de secretaria e edição. Viabiliza o corte com despesas de impressão, oferecendo acesso online e gratuito aos leitores.