Página inicial > Últimas Notícias > Sistebib realiza live de acolhida à comunidade acadêmica na próxima segunda-feira, 12

• Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 15h11
  • Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 15h16

A intenção é dar boas-vindas a toda comunidade acadêmica, diante da retomada do calendário acadêmico, bem como apresentar os principais produtos e serviços ofertados pelas bibliotecas aos usuários neste momento singular de enfrentamento à covid-19. É o que disse a coordenadora da live, Margarida Cruz, do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebid/Ufam). A live da acolhida acontece às 14h30, acesse AQUI o endereço eletrônico para participar.

Na programação, a diretora do Sistebib, Célia Lira dará boas vindas e discurso de acolhimento realizado pela diretora da Divisão de Bibliotecas Setoriais, Margarida Cruz e, em seguida, apresentação dos produtos e serviços Sistebib feita pelo diretor da Divisão da Tecnologia da Informação, Cleiton Mota.

De acordo com Margarida, muitos são os desafios enfrentados para a adaptação aos novos modelos de ensino a serem desenvolvidos diante da realidade que foi imposta, desta forma, dado a suspensão de serviços presenciais, o Sistebib disponibiliza à comunidade um rol de serviços e produtos que possam atender a necessidade informacional dos usuários. A coordenadora disse  também que, ainda de forma remota, se faz pertinente a ampla divulgação destes recursos, evidenciando assim, assistência a suas jornadas para cumprimento do ensino, da pesquisa e da extensão, e mais ainda na produção do conhecimento.

Tendo em vista a relevância dos produtos, serviços e ferramentas a serem divulgadas, o Sistebib espera contar com adesão em massa dos discentes, docentes e técnicos administrativos, e, enfim, todos que compõem a comunidade Ufam, bem como o compartilhamento da Live entre os usuários do Sistema de Bibliotecas, de modo que possamos alcançar um número máximo de pessoas, contribuindo assim para o sucesso dos estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito da Universidade”, completou Margarida Cruz.

A coordenadora afirma que o Sistebib adequou seus serviços e produtos para atendimento à comunidade por meio dos principais canais de comunicação, tais como site, chat, e-mails e redes sociais. Na página biblioteca.ufam.edu.br os usuários podem realizar os serviços de depósito de teses, dissertações e TCC, elaboração de Ficha Catalográfica, solicitação de emissão de documento de nada consta e treinamentos on-line com nossa equipe de capacitação.

Margarida Cruz informou também que, através dos e-mails das Bibliotecas Setoriais, é possível solicitar um atendimento mais individualizado para orientação à normalização, comutação, pesquisa bibliográfica e acesso às Bases do Portal de Periódicos da Capes via CAFe. “Quanto aos principais produtos disponibilizamos na página Fontes de Informações Digitais em todas as áreas do conhecimento, fizemos parcerias com as principais Bases de Dados para acesso temporários às publicações e adquirimos bases para acesso às Normas Técnicas e Cientificas e e-books. Também reunimos as principais ferramentas gratuitas de Apoio ao Ensino e Aprendizagem. Criamos um canal do YouTube para a transmissão de wehinars e estreitar a comunicação com a comunidade”, finalizou a coordenadora.