Página inicial > Últimas Notícias > Departamento de Economia da FES publica ‘Nota Técnica’ que analisa o comportamento econômico do PIM no período pandêmico

• Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 11h57
  • Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 14h49

O Departamento de Economia e Análise (DEA) do curso de Economia da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam) acaba de publicar a ‘Nota Técnica DEA/Ufam’, volume 2, número 1, com o tema “Antes do tsunami: a produção física do Polo Industrial de Manaus em 2020”, de autoria do professor Mauro Thury de Vieira Sá.

A nota se propõe a analisar o comportamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) no pandêmico 2020 mediante elaboração de indicador de produção física para o PIM, bem como para o complexo eletroeletrônico (uma aproximação do subsetor eletroeletrônico), a partir dos números-índices da produção física industrial levantados pelo IBGE. Tais indicadores permitem uma comparação com dados divulgados pela Suframa, que adota uma classificação setorial única. Os indicadores assim construídos mostram que o declínio real do PIM em 2020 foi menor do que o da indústria de transformação amazonense e a da indústria de transformação brasileira. O complexo eletroeletrônico (CEe) até cresceu no contraponto entre 2020 e 2019. Mesmo assim, o nível de produção do PIM e o do CEe continuam bem aquém do observado em 2012, primeiro ano da série, e mais distante ainda do registrado em 2013 e 2014.

O professor do Departamento de Economia e Análise da FES, Mauro Thury de Vieira Sá, autor da Nota Técnica, ressalta a divergência de números divulgados pela Suframa e o apurado pela Nota Técnica. “A nota se propôs a elaborar um indicador de crescimento real a partir de dados do IBGE para o PIM. A importância desse esforço se deve ao fato da Suframa normalmente divulgar o desempenho do PIM com base no faturamento, passando um dado de variação nominal. Assim em 2020, pela Suframa, em reais, o faturamento cresceu 14,3%. Já, em dólar, houve queda de 13,7% segundo a própria Superintendência. O indicador elaborado na nota, por sua vez, estimou uma queda real de 2,7% na produção física do PIM”, destacou.

A Nota Técnica é um texto curto e formal, elaborado por técnicos especializados em determinado tema e quando se observa a necessidade de fundamentação teórica ou empírica sobre algum problema ou hipótese, oferecendo contribuições para informação e/ou tomada de decisão. Leia mais em https://bit.ly/3fRcWEp

A publicação do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica em temas pertinentes e atuais com o intuito de esclarecer problemas de natureza socioeconômica, principalmente aqueles que envolvem o estado do Amazonas. A Nota Técnica é limitada a no máximo três autores, sendo que pelo menos um seja professor (a) do Departamento. Além disso, as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos organizadores e da Instituição.