Página inicial > Últimas Notícias > Professores e acadêmicos da Ufam apresentam trabalhos em evento do MIT

Professores e acadêmicos da Ufam apresentam trabalhos em evento do MIT

• Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 14h16
  • Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 15h44
Professores e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e em Design (PPGD) apresentam artigos durante a edição online do maior evento sobre logística na América Latina, a MIT Escale Latin America Conference, realizada de 21 a 26 de março.

O evento seria em 2020, de forma presencial, mas, em razão da pandemia do novo coronavírus, foi transferido para 2021 e realizado virtualmente.  "É significativo [expor um artigo no MIT], por causa de terem sido três trabalhos de 110. Uma seleção desafiante. Para os estudantes, foi a primeira experiência de interação com universidade nos EUA e no evento há pessoas de 45 países. É uma interação diferenciada e grande oportunidade de aprendizado", considera o professor do PPGEP, Augusto Rocha.

Intitulado "Industry 4.0 thru augmented reality system for load yard control in industry" (Um sistema de Indústria 4.0 e Realidade Aumentada para controle de pátios de carga e descarga em fábricas) é o artigo de Eduardo Silva, mestrando do PPGD, e do professor Augusto Rocha, apresentado no evento do MIT no último domingo, 21. "O trabalho do Eduardo associa a Realidade Aumentada com áreas de cargas e descarga de fábricas do PIM [Polo Industrial de Manaus], por meio de tecnologias da Indústria 4.0 - em especial Realidade Aumentada e Internet das Coisas", explica o orientador.

Bruno Oliveira, ex-aluno do PPGEP, e o professor Augusto Rocha respondem pelo artigo "Empty container repositioning can improve Brazilian exports of soybean grains through Manaus ports (State of Amazonas, Brazil)" (O reposicionamento de contêineres vazios pode melhorar as exportações brasileiras de grãos de soja pelos portos de Manaus - Estado do Amazonas, Brasil), que também foi discutido no primeiro dia de atividades. "O MIT é uma instituição de renome internacional, portanto, a participação e, principalmente, ter um trabalho seu falando sobre a Amazônia e tecnologias aceito em seus eventos é importante e gratificante. Este evento é um congresso internacional voltado para ações logísticas na América Latina e Caribe, sendo uma porta para demonstrar nosso potencial, conhecer outros estudos e pesquisadores. Então, acredito que seja de grande valor, não só para os autores do estudo a participação no evento, como também, para o desenvolvimento de conhecimentos, para a Ufam e pesquisas e parcerias futuras", ressaltou o também professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em Itacoatiara.

"Northern Arc export corridors: better competitiveness in logistics costs and lower environmental impacts for Brazilian soybeans exports from Mato Grosso" (Corredores de exportação do Arco Norte: maior competitividade em custos logísticos e menores impactos ambientais nas exportações brasileiras de soja de Mato Grosso) é outro trabalho aceito pelo instituto americano. Elaborado por Ramesh Thadani, ex-aluno do PPGEP, e pelos professores Fabiana Oliveira e Augusto Rocha, o material será exposto na conferência dia 24.

"Dois dos trabalhos tratam sobre a logística da soja pelo Arco Norte - há uma tendência sobre a nossa região ser alternativa ao Sul/Sudeste. Foi produto de nosso grupo de pesquisa. O texto do Bruno foca o uso de contêineres vazios, que vêm para importação do PIM, serem usados para exportar soja. O outro estuda portos alternativos para transbordo graneleiro", detalha o docente.