Página inicial > Últimas Notícias > ISB implanta tutorial no Sistema Pergamum e inova no acesso de informações

ISB implanta tutorial no Sistema Pergamum e inova no acesso de informações

• Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 09h52
  • Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 10h01

O Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), em Coari, implanta tutorial no Sistema Pergamum em que o discente terá a oportunidade de saber quais informações bibliográficas, como também, o que não tem em conformidade com o projeto pedagógico de seu curso. Para aquisição desse conteúdo, o discente deverá acessar o site www.pergamum.ufam.edu.br, e seguir os passos do tutorial 'Meu Pergamum'. Saiba mais como acessar aqui.

Acessado o catálogo online da Biblioteca (www.pergamum.ufam.edu.br), o discente pode, no canto superior acessar o Meu Pergamum - área de acesso restrita do usuário. Ao acessar ele vai seguir os passos do tutorial e terá oportunidade de saber o que tem na Biblioteca e o que não tem em conformidade com o projeto pedagógico do curso dele. Essa funcionalidade mais a visualização da capa e sumário da matéria anterior vão facilitar a busca pelo assunto correto a ser pesquisado.

De acordo com o coordenador da Biblioteca do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), Renato Sena, o tutorial deve auxiliar a comunidade acadêmica para busca de bibliografias básicas e complementares. Com isso, o discente estará em consonância com os instrumentos normativos legais e avaliativos de curso e da Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

Ele conta que o tutorial estava inativo, e que, agora, com ativação e funcionalidade, o ISB inova em serviços que foi realizado, a partir da compra do software pela Ufam junto a Pergamum de Curitiba (PR). “A primeira medida que o avaliador do MEC faz junto ao curso é saber se o aluno tem meios para acessar bibliografias básicas e complementares, pois, até então, estava sob o domínio dos professores e de quem trabalha internamente, mas com essa ativação no Pergamum, aluno irá visualizar os objetos de pesquisa”, disse o coordenador.

Com isso, o Sistema Pergamum do ISB utilizará o tutorial auxiliando o usuário na busca da informação por meio desse meio, afirma o coordenador que relata quanto a necessidade de apresentar a comunidade acadêmica uma ferramenta que estivesse ativa nos catálogos online das bibliotecas da Universidade. Ele completa que, considerando sua relevância, o usuário pode identificar o seu conteúdo pedagógico descrito no Projeto Pedagógico do curso, por meio da interface do Meu Pergamum, área restrita ao usuário.

O objetivo da aplicação do tutorial é permitir ao discente o acesso de seu conteúdo pedagógico do componente curricular, destacado no catálogo online das bibliotecas. Renato ressalta que a funcionalidade se relaciona com as normativas avaliativas do Ministério da Educação (MEC) e que esteja alinhado ao processo de composição do acervo da Biblioteca conforme a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

A interação entre o discente e o Sistema Pergamum corrobora para a inovação que se exige neste momento de pandemia em que ofertar serviços remotos facilita para o usuário, o processo de ensino aprendizagem”, finalizou Renato Sena.