Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor do curso de Fisioterapia do ISB de Coari tem artigo publicado em revista científica de grande relevância
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do curso de Fisioterapia do ISB de Coari tem artigo publicado em revista científica de grande relevância

  • Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 16h27
  • Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 16h27
  • Acessos: 1805

Professor do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), localizado no município de Coari, no Amazonas, Thiago dos Santos Maciel, em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas em Fototerapia (CPAF), Universidade do Vale do Paraíba (Univap/SP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem artigo científico de grande relevância publicado em revista internacional.

Segundo o editor da revista científica internacional Lasers in Medical Science, Keyvan Nouri, o artigo científico intitulado “Orofacial evaluation of individuals with temporomandibular disorder after LED therapy associated or not of occlusal splint: a randomized double-blind controlled clinical study” é um dos maiores e mais relevantes artigo científico envolvendo Desordem Temporomandibular e fototerapia. Deve-se destacar que a revista britânica Lasers in Medical Science é uma das mais renomadas na área de fototerapia (Laser e LED) do mundo.

O ensaio clínico teve como objetivo verificar os efeitos da terapia LED associada à placa oclusal sobre os sinais e sintomas da desordem temporomandibular (DTM). A DTM é caracterizada como um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios. A DTM caracterizada pela presença de sinais e sintomas localizados na região orofacial (boca/face). Estima-se que 60 a 80% da população poderá apresentar, pelo menos um sinal ou sintoma de DTM, durante a vida adulta. É a causa mais comum de dor na região orofacial, seguida de dor de dente.

O artigo publicado envolveu 70 participantes voluntários distribuídos aleatoriamente em seis grupos de tratamentos: grupo 1 (G1) “controle” e recebeu apenas terapia convencional com sistema operacional; grupo 2 (G2) “placebo” e recebeu tratamento com placa oclusal e terapia com LED (aparelho desligado); grupo 3 (G3) “Terapia LED (infravermelho)” uma vez por semana; grupo 4 (G4) “terapia LED (infravermelho) “duas vezes por semana; grupo 5 (G5) “placa oclusal associado ao LED terapia (infravermelho)”, uma vez por semana; Grupo 6 (G6) recebeu “terapia com placa oclusal mais LED infravermelho, duas sessões por semana”. De acordo com os resultados encontrados neste estudo a combinação da terapia LED e a placa oclusal apresentou resultados superiores em relação às terapias isoladas, principalmente o protocolo com duas sessões semanais.

O professor Thiago dos Santos Maciel do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam) destaca a parceria interinstitucional entre a Ufam, CPAF, Univap e Unifesp. “A parceria foi realizada por meio do convite do primeiro autor do estudo, professor Davidson Ribeiro Costa (CPAF) e sua orientadora, professora Renata Amadei Nicolau (Univap) e exalta a participação de todos autores, professores Daniel Tineu Leite Maia (Unifesp), David Ribeiro (CPAF), Diego Pessoa (CPAF), Carolina Delpasso (CPAF), Camila Ribeiro (CPAF), Brenda Barros (CPAF) e Vanessa Seefeldt (Univap) que contribuíram para excelência da produção do artigo de grande relevância científica para os profissionais da Fisioterapia e Odontologia”, destacou Thiago Maciel.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página