Página inicial > Últimas Notícias > Professor do curso de Fisioterapia do ISB de Coari tem artigo publicado em revista científica de grande relevância

• Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 16h27
  • Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 16h27

Professor do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), localizado no município de Coari, no Amazonas, Thiago dos Santos Maciel, em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas em Fototerapia (CPAF), Universidade do Vale do Paraíba (Univap/SP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem artigo científico de grande relevância publicado em revista internacional.

Segundo o editor da revista científica internacional Lasers in Medical Science, Keyvan Nouri, o artigo científico intitulado “Orofacial evaluation of individuals with temporomandibular disorder after LED therapy associated or not of occlusal splint: a randomized double-blind controlled clinical study” é um dos maiores e mais relevantes artigo científico envolvendo Desordem Temporomandibular e fototerapia. Deve-se destacar que a revista britânica Lasers in Medical Science é uma das mais renomadas na área de fototerapia (Laser e LED) do mundo.

O ensaio clínico teve como objetivo verificar os efeitos da terapia LED associada à placa oclusal sobre os sinais e sintomas da desordem temporomandibular (DTM). A DTM é caracterizada como um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios. A DTM caracterizada pela presença de sinais e sintomas localizados na região orofacial (boca/face). Estima-se que 60 a 80% da população poderá apresentar, pelo menos um sinal ou sintoma de DTM, durante a vida adulta. É a causa mais comum de dor na região orofacial, seguida de dor de dente.

O artigo publicado envolveu 70 participantes voluntários distribuídos aleatoriamente em seis grupos de tratamentos: grupo 1 (G1) “controle” e recebeu apenas terapia convencional com sistema operacional; grupo 2 (G2) “placebo” e recebeu tratamento com placa oclusal e terapia com LED (aparelho desligado); grupo 3 (G3) “Terapia LED (infravermelho)” uma vez por semana; grupo 4 (G4) “terapia LED (infravermelho) “duas vezes por semana; grupo 5 (G5) “placa oclusal associado ao LED terapia (infravermelho)”, uma vez por semana; Grupo 6 (G6) recebeu “terapia com placa oclusal mais LED infravermelho, duas sessões por semana”. De acordo com os resultados encontrados neste estudo a combinação da terapia LED e a placa oclusal apresentou resultados superiores em relação às terapias isoladas, principalmente o protocolo com duas sessões semanais.

O professor Thiago dos Santos Maciel do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam) destaca a parceria interinstitucional entre a Ufam, CPAF, Univap e Unifesp. “A parceria foi realizada por meio do convite do primeiro autor do estudo, professor Davidson Ribeiro Costa (CPAF) e sua orientadora, professora Renata Amadei Nicolau (Univap) e exalta a participação de todos autores, professores Daniel Tineu Leite Maia (Unifesp), David Ribeiro (CPAF), Diego Pessoa (CPAF), Carolina Delpasso (CPAF), Camila Ribeiro (CPAF), Brenda Barros (CPAF) e Vanessa Seefeldt (Univap) que contribuíram para excelência da produção do artigo de grande relevância científica para os profissionais da Fisioterapia e Odontologia”, destacou Thiago Maciel.