Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio por videoconferência discute aspectos multidisciplinares do contexto amazônico

• Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 14h49
  • Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 18h09

O Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia (GPPCPAM), da Universidade Federal do Amazonas, realiza por videoconferência o ‘II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia', com o tema “Figurações, Interculturalidade e Relação de Poder”. O evento ocorre nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021. Os interessados podem acessar mais informações no site do evento https://congresse.me/eventos/2spcpam

Em sua segunda edição, o II Simpósio visa dar continuidade e ampliar as discussões no âmbito social, cultural, político, econômico e ambiental no contexto Amazônico e demais países da América Latina.

Em várias regiões do mundo ocorrem momentos de tensões em decorrência das grandes massas de imigrantes que fogem de problemas políticos e de cidadania; diante das adversidades, é preciso lidar com a superação dos preconceitos, problemas linguísticos e a hegemonia histórica de alguns grupos sobre outros.

A partir desta situação, em uma perspectiva processual e figuracional, o evento vem contribuir no entendimento de que os seres humanos vivem em redes de interdependências funcionais, pois suas metas e objetivos desencadeiam processos sociais de longo prazo e a Amazônia não escapa disso.

Nesse sentido, o II Simpósio Processos Civilizadores na Panamazônia irá proporcionar, por meio das mesas-redondas, conferências e grupos de trabalhos o debate sobre temas relevantes para a Amazônia como domínio da natureza, isto é, uso dos recursos naturais e suas consequências num processo de longo prazo, a tecnização e suas implicações para as questões sociais, ambientais e econômicas da região, a educação e suas modalidades, a saúde e qualidade de vida, a migração e imigração, entre outros temas.

Dessa forma o evento contará com a participação de instituições, estudiosos, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de diversas áreas do conhecimento buscando uma interação no vasto campo interdisciplinar e multidisciplinar para estudos Pan-Amazônicos em uma abordagem sistêmica.

Importantes pesquisadores de instituições nacionais e internacionais participam do evento por mediação tecnológico transmitido ao vivo por mídias sociais como Youtube, Facebook e Instagram. Este simpósio propõe reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como organizações governamentais e não governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que tenham interesse pelas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Multidisciplinares, Interdisciplinares e pelos estudos amazônicos.

O coordenador geral do evento e líder do grupo GPPCPAM, professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/PPGSCA/Ufam), Gláucio Campos, convida a comunidade acadêmica e o universo de profissionais, para prestigiarem, o Simpósio. “O evento, por videoconferência, contará com a participação de convidados nacionais e internacionais, que discutirão a teoria sociológica de Norbert Elias e sua aplicação para estudos amazônicos”, destacou o professor.