Página inicial > Últimas Notícias > Ufam gera o primeiro relatório de Governança Pública baseada em custos do Governo Federal na Região Norte

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h00
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 14h19

Relatório permite identificar as melhores práticas e comparar o custo e o desempenho de cada setor da  Universidade

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 11, o pesquisador em custos e Governança Pública da Universidade de Brasília, professor Marilson Dantas, apresentou a metodologia de implementação do Sistema de Governança aos membros do Grupo de trabalho de Governança da Universidade Federal do Amazonas.

Nesse segundo encontro, realizado na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, a capacitação foi voltada a permitir que o grupo de trabalho dissemine as informações de Governança para demais órgãos da União, dos estados e municípios.

O grupo de trabalho de Governança da Ufam é formado pelos seguintes membros: professor Dércio Luiz Reis, Thayane de Souza Amaral, Moisés Alves dos Santos Filho e Eliana Bruno Ribeiro Marinho. Os membros foram designados pelo reitor, professor Sylvio Puga, através da portaria 2182, de 2 de julho de 2019.

Redução de custos e aumento da eficiência

No encontro, o coordenador do projeto, professor Marilson Dantas, destacou que a ideia é possibilitar a melhoria da qualidade da aplicação de recursos públicos e envolver professores e demais servidores na melhoria da educação. “Esse projeto de Governança é fruto de grupo de pesquisa em atividade há mais de 10 anos. Governança é ajudar a resolver problema, é verificar como reduzir custos e aumentar a eficiência. O projeto de Governança permite envolver as pessoas de forma simples, utilizando o custo comparado como único conceito e o nível de serviço como a única medida”, declarou o coordenador do projeto.

“No projeto, Governança é entendida como processo de Comunicação, que diminui o ruído e o conflito entre o agente e o principal, neste caso, entre o setor público e a sociedade. O que estamos fazendo aqui, na prática, é mudando o Brasil para melhor. Esse grupo de trabalho vai mudar a forma de fazer gestão pública no país e a Ufam tem o prestígio de ter o primeiro grupo de trabalho oficializado com portaria”, completou o coordenador do projeto, que teve o software e a metodologia do Projeto de Governança registrados como propriedade intelectual da Universidade de Brasília (UNB).

Transferência da metodologia

O assessor especial da reitoria, professor Edmilson Bruno da Silveira, afirmou que a partir de agora, a Ufam vai se dedicar a transferir a metodologia, para órgãos da União, dos estados e dos municípios. “É um privilégio sermos o primeiros a implementar. Para que possamos estimar a importância desse projeto de governança, basta chegarmos a qualquer órgão e perguntarmos quanto custa, por exemplo, o setor de assessoria de comunicação ou o setor de contabilidade e muitos não terão essas informações. A ideia é que depois de implementarmos aqui na Universidade, possamos formar consultores para a implementação no Governo do Estado e nos municípios e todos possam ter essas respostas rapidamente. Quem sabe, no futuro, possamos ter na grade dos cursos da Faculdade de Estudos Sociais, disciplinas optativas na área de Governança ”, ressaltou o assessor.

Coordenador do Projeto na Ufam, o professor Dércio Reis destaca suas expectativas quanto à implementação do Projeto de Governança na Ufam. “Esse sistema de governança amplia a disponibilidade da Ufam para ações mais efetivas junto à sociedade, tendo como base uma maior produtividade de todo seu quadro funcional e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis”, afirmou o docente.