Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rede Norte de Repositórios dispõe de quase 50 mil itens para consulta
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rede Norte de Repositórios dispõe de quase 50 mil itens para consulta

  • Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 14h05
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 14h19
  • Acessos: 1967

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
 

A Rede Norte de Repositórios Institucionais passou a dar acesso ao seu arquivo institucional a partir de 2016, depois de três anos de encontros e debates, ficou estabelecido o compromisso regional de criar a Rede na região Norte. O Repositório abriga documentos, dissertações, artigos, clipping (notícias selecionadas em meios de comunicação), teses, monografias, entre outros arquivos, que estão disponíveis ao público em geral.   

A Rede Norte dá visibilidade à produção científica das instituições de ensino superior e pesquisa da Região Norte do Brasil, promove o acesso aberto e gratuito ao texto completo, com especial ênfase nos resultados com financiamento público. Faz parte do projeto nacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) de rede regionais de repositórios institucionais e digitais.

Um repositório é um banco de dados que reúne publicações de uma determinada área ou instituição. São denominados repositórios institucionais aqueles que reúnem publicações científicas de uma única instituição, ou seja, do corpo de colaboradores que atuam nesta instituição. Sua principal característica é que disponibiliza o documento na íntegra, distintamente do formato: tese, artigos, capítulo de livros, dissertações, relatórios, dentre outros. Como se trata de um instrumento constituído a partir do movimento da Ciência Aberta, o acesso é disponível para todos, em qualquer parte do globo.

“A Rede Norte de Repositórios Institucionais reúne todos os repositórios digitais da região Norte, possibilitando por meio de um meta buscador, o acesso a todos os repositórios disponíveis na região ao mesmo tempo”, destacou a coordenadora Célia Simonetti.

A comunidade em geral pode acessar o repositório da Rede Norte por meio do link redenorte.ufam.edu.br .

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página