Página inicial > Últimas Notícias > Ufam integra pesquisa que investiga estilo de vida do universitário brasileiro

Ufam integra pesquisa que investiga estilo de vida do universitário brasileiro

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 09h36
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 09h37

A pesquisa, em nível nacional, tem como objetivo identificar quais seriam os possíveis fatores que poderiam contribuir para as mudanças no estilo de vida de universitários brasileiros. Para tanto, alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) podem participar preenchendo formulário e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Acesse AQUI.

De acordo com o coordenador na Ufam, professor Wagner Jorge Ribeiro Domingues, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins), a Universidade está envolvida nesta pesquisa como um dos centros colaboradores na Região Norte. Segundo Domingos, há pelo menos uma universidade de cada região do Brasil. “A escolha da Ufam como representante regional, deu-se por meio das parcerias em outras pesquisas de caráter multicêntrico, além de ser a universidade referência em pesquisas da Região Norte do Brasil”, comentou.

O coordenador conta que uma das motivações para o início da pesquisa foi perceber como as pessoas, após ingressarem na universidade, parecem apresentar modificações no estilo de vida, principalmente adotando ou aumentando o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e pouca prática de atividade física. Nesse aspecto, o preenchimento do formulário on-line é a ferramenta metodológica para análise das resposta que terá sigilo absoluto, completou o professor que informou que o preenchimento ocorrerá até 30 de maio.

O professor afirmou ainda que, com base nas respostas, será possível traçar estratégias juntamente com os Departamentos de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) das Universidades, além de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é alertar para um possível risco desses à saúde dos estudantes universitários. Ele explica que para que o aluno participe deve estar matriculado(a) no curso de graduação ou pós-graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior de todo o território brasileiro.

Entre os pontos positivos para o desenvolvimento da pesquisa, o professor destaca a identificação de possíveis fatores de risco à saúde de universitários, como também, traçar estratégias para melhoria da saúde. Para os negativos, o docente disse que há necessidade da internet para o acesso e o envio das respostas que estando otimista, pretende conseguir o maior número possível de respostas até o final do prazo da pesquisa. Para o pesquisador, o questionário é de fácil compreensão e poderá ser respondido pelo smartphone, computador ou tablete

Expectativa

O professor disse que a expectativa é atingir pelo menos 10% dos universitários da Região Norte, destacando que o estudo não é restrito somente a alunos da Ufam, mas também envolvem estudantes de outras universidades, como as particulares. O pesquisador disse que o aluno tem a opção receber os dados que são elaborados individualmente e, lembrou que a pesquisa é voluntaria.

Estudo

Esta é uma pesquisa desenvolvida sob responsabilidade da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos sobre orientação da professora Débora Alves Guariglia desta mesma Instituição. O trabalho tem por finalidade avaliar o estilo de vida em universitários brasileiros, participando do estudo irá contribuir para identificar o perfil de universitários e as vulnerabilidades decorrentes dessa população.