Página inicial > Últimas Notícias > Ufam estreita parceria com Ifam da Zona Leste e publica pesquisa em livro

Ufam estreita parceria com Ifam da Zona Leste e publica pesquisa em livro

• Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 09h12
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 09h45

Os professores Renan Albuquerque, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Noélio Martins, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), lançaram em janeiro o livro “Baldios – Os Invisíveis Desapossados do Mundo” (EDUA/Alexa Cultural). A obra é o primeiro volume de uma série de três produções científicas sobre pessoas em situação de rua em Manaus, a ser finalizada até o fim do ano que vem pelos autores.

Martins e Albuquerque lideram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), sediado na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam e vinculado ao CNPq. Para ambos, o livro deve ser visto como uma crítica leitura do agora, apresentado como a primeira parte de uma ampla pesquisa de campo.

A obra também é mais um produto oriundo do doutorado defendido por Noélio Martins no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), quando foi orientado pelos doutores Sérgio Ivan e Renan Albuquerque. “Optamos por esse modelo de publicação porque facilita a leitura e torna-se acessível. Recompusemos o que era um calhamaço em forma de tese e agora estamos divulgando os resultados, a partir de apoio da atual gestão da Universidade federal”, destacou Martins.

Para Renan Albuquerque, que coordenou de 2018 a 2020 o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam e atualmente está como Pesquisador Visitante de Pós-Doc da USP, foi essencial a parceria fomentada pela reitoria e a confiança no trabalho com seu ex-orientando. “De modo conjunto ampliamos alguns trechos, retiramos outros e, nós, por fim, assumimos a responsabilidade final pela publicação. Com isso, estreitamos os laços com o IFAM”, salientou Albuquerque.

O prefácio de “Baldios – Os Invisíveis Desapossados do Mundo” é assinado pelo professor Ricardo Alexino Ferreira (USP) e o posfácio é de autoria do professor Francisco Alcicley, que trabalha na Ufam de Parintins e é doutorando da Unicamp. Ambos também são pesquisadores que integram o Nepam, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Baixe aqui gratuitamente o livro.

Também no link: