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Seminário Arte na Escola promove o compartilhamento de práticas pedagógicas

  • Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 17h58
  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 17h58
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O evento integra uma ação dos programas Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de Música e de Artes Visuais Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). O Seminário teve abertura da tarde de hoje, 9, na sala 6 do bloco Mário Ypiranga, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.  

Congregar a socialização das práticas pedagógicas vivenciadas por alunos e professores, compartilhando as experiências e levantando questões pertinentes ao ensino das artes na escola é o objetivo do Seminário Artes na Escola, que tem programação estendida até esta quarta-feira, 10. Na abertura do evento, estiveram presentes a diretora e o coordenador acadêmico,  professores Rosemara Staub e João Gustavo Kiner.

Na ocasião, a diretora da Faartes, professora Rosemara Staub acredita que a recepção dos Cursos de Música e Artes Visuais é muito importante,  assim como os professores, egressos, coordenadores, dentre outros. “Os dois projetos, tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica, são extremamente relevantes. A existência deles é a manutenção, a valorização do ensino do professor de arte e sua participação no sistema educacional”, frisou a diretora.   

“A permanência do Pibid é um marco para a formação dos licenciados, pois o ensino sofre mudanças na formação na área das artes. Nós precisamos resistir para que haja a presença da arte no ensino como um todo”, comentou a gestora.  

O coordenador acadêmico, professor João Gustavo Kiner, disse que o momento é interessante para a Faartes, em que as convergências das duas ações pedagógicas têm importância acadêmica na relação direta com a escola. "O espaço preferencial de formação de professores culmina no aspecto formativo dos alunos. A Residência Pedagógica e o Pibid são ações em que os alunos podem interagir de maneira mais decisiva, mais real, com aproximação que considero importante”, disse o coordenador. 

A preceptora do Pibid na Escola Municipal Alfredo Linhares, bairro São José I,  Zona Leste,  professora Talita Araújo Queiroz cuja coordenação envolve 10 alunos da área de Musica da Ufam, acredita que o processo ensino aprendizagem tem sua relevância, considerando que todo o processo artístico do aluno do ensino da rede pública é consequência de sua vivência.  

“A partir dessa vivência, o aluno do Pibid contribuiu ao longo do processo na construção de projetos envolvendo a música”, disse a docente que completou que “diante de uma conversa em que é sugerido necessidades para a construção de um projeto em que todos possam sair ganhando, não somente eles, mas também a Escola”. 

Ela ressalta que a partir daí acabam tendo uma vivência pedagógica. A docente questiona sobre o papel do professor, observando o processo de aprendizagem do aluno e o que ele precisa para elevar esse aprendizado. “Os processos, as metodologias vão sendo criadas para que o aluno chegue ao seu aprendizado”, concluiu.  

A aluna do 5º período do curso de Música da Faartes, Fernanda Eduarda Negreiros Monteiro, 20, disse que desde o início do ano letivo de 2019 desenvolve atividade junto ao Pibid na Escola Municipal Alfredo Linhares, considerando uma experiência nova, no sentido de conhecer a prática pedagógica na Rede Pública de Ensino.

De acordo com ela, na Faculdade é repassado todo o conhecimento teórico e aplicabilidade das atividades que poderão ser realizadas em sala de aula.  “Aqui é um ambiente, totalmente diferente, porque nós não temos os alunos para aplicar as teorias. O Pibid abriu as portas para que eu possa perceber, de fato, como é a docência no âmbito escolar”, comentou a discente.  

Ela relatou ainda que nem todas as teorias desenvolvidas na Faculdade serão  aplicadas no contexto real. “O que aprendemos na Universidade serão  aplicados na Escola, pois em dado momento, temos que nos reinventar de acordo com uma realidade, pois consideramos o material necessário, o tempo como fator determinante para resposta de alunos que desenvolvimento atividades pedagógicas dentre outros itens, finalizou a discente.

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