Profciamb emite nota de pesar pelo reitor do Ifam, professor Antônio Venâncio Castelo Branco
O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) informa, com pesar, o falecimento o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor Antônio Venâncio Castelo Branco, no dia 11 de janeiro.
A coordenadora do Profciamb Ufam, professora Kátia Viana Cavalcante, disse que a convivência com o professor que permitiu compreender sua visão para o fortalecimento e da necessidade de capacitação dos professores do Ifam. "Quando se iniciou as atividades do programa e se pensava ofertar o curso de mestrado para regiões fora da sede, Manaus, imediatamente foi aprovada pelo professor, colocando à disposição o Campus de Tabatinga para a capacitação de professores e técnicos-adminstrativos, formando a primeira turma, em 2018", afirmou a docente.
A partir daí, disse a coordenadora, se ampliou a oferta do mestrado em outros campi do Ifam, permitindo assim, a discussão das Ciências Ambientais no âmbito do Ensino Médio em que os campi dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Humaitá (com extensão ao campus de Lábrea) foram atendidos. De acordo com a professora Kátia, a parceria com o Ifam permitiu a capacitação de seu quadro pessoal mas também o oferecimento de vagas a profissionais da área da educação vinculados às secretarias de educação. Ela entende que a parceria entre as duas entidades, Ufam e Ifam, fortalece cada vez mais a educação das Ciências Ambientais no estado do Amazonas.
O Profciamb Ufam se solidariza com os familiares e amigos do professor Antônio Venâncio nesse momento de luto.
Redes Sociais