Página inicial > Últimas Notícias > Projeto ‘Reciclagem do Bem’ atende no Centro de Convivência

Projeto ‘Reciclagem do Bem’ atende no Centro de Convivência

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 13h19
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 16h51

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Projeto de extensão ‘Reciclagem do Bem-Ufam’ coordenado pela professora do Departamento de Contabilidade da Ufam, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Silvia Elaine Moreira, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para questões ambientais.

O projeto ‘Reciclagem do Bem’ foi criado em 2017, a partir da necessidade da diminuição do lixo no meio ambiente. O projeto promove a coleta seletiva de materiais recicláveis específicos como: esponjas de uso doméstico e suas respectivas embalagens, instrumentos de escrita usados e suas embalagens, entre outros. O recolhimento está relacionado a campanhas das empresas de reciclagem parceiras que recolhem o material.

Os materiais são enviados para a empresa de reciclagem TerraCycle, a qual retribuirá com pontos que se convertem em recursos financeiros para uma instituição sem fins lucrativos, indicada pelo projeto.

O ‘Reciclagem do Bem’ apenas recebe os materiais no ecoponto no setor Norte e repassa para empresas parceiras. O projeto tem importante papel socioambiental e educativo e visa reduzir o descarte de material sólido no meio ambiente. A coordenação é realizada pela FES/Ufam em parceria com a TerraCycle e outras empresas de reciclagem da cidade de Manaus e tem a participação de acadêmicos inscritos.

“Os resíduos que coletamos são específicos. Não são todos que rebemos porque dependemos de nossas parcerias para fazer a destinação dos materiais. Trabalhamos em parcerias com artesãos e empresas que fazem a reciclagem, ou seja, dependemos deles para a destinação. Temos bolsistas de todos os cursos, no momento temos alunos do curso de Relações Públicas e de Biologia, mas também de Contabilidade. As pessoas da comunidade que quiserem entregar o material precisam, primeiro, saber se os recebemos. Estamos instalados na sala sustentabilidade de número 26 do Centro de Convivência, onde é o nosso principal ecoponto de recebimento de materiais, mas estamos abrindo outros pontos de coleta na Universidade, em parceria com a Prefeitura do Campus, por meio do programa ‘Ufam Recicla’ e a Comissão de Resíduos Sólidos”, disse a coordenadora do projeto, professora Silvia Elaine Moreira.

Histórico do projeto

O projeto teve início em 2017 com uma parceria com a TerraCycle, empresa paulista que faz logística reversa, com a coleta de produtos de higiene bucal (escovas usadas e suas embalagens, pasta de dentes também). “Recolhíamos os resíduos sólidos e enviávamos para a empresa em São Paulo que pagava o frete”, destacou Silvia Elaine Moreira.

Hoje o projeto mantém a parceria com a empresa, mas com outros resíduos.

Revolução Industrial e o lixo

A partir da Revolução Industrial a quantidade de lixo começou a ser um problema nas cidades europeias. O destino do lixo consistia em um grande problema nos centros urbanos e grande parte do lixo era descartado nos mares, rios e nas áreas limítrofes dos países.

Contudo, até aquele momento, o mundo nunca havia produzido tanto lixo. A Revolução Industrial trouxe consigo novos patamares de produção e, a partir desse momento, a situação do descarte ficou preocupante.

Se antes o lixo era constituído apenas de material orgânico, hoje em dia tem características diversas: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre outros.

Com isso, surgiu a necessidade de pensar em alternativas que não fossem simplesmente estocar todo lixo em aterros ou descartá-lo de forma irregular no ambiente, já que a maior parte do "lixo moderno" demora muito mais tempo para se desintegrar naturalmente. Assim, a reciclagem assumiu um papel importante diante de tal necessidade.