Cecam lança cartilha para combater o assédio moral e sexual
A Comissão de combate ao assédio moral na Ufam (Cecam) elaborou a cartilha de combate ao assédio e sexual no trabalho. A iniciativa tem o objetivo de informar e esclarecer dúvidas quanto às práticas e orientar quanto a medidas a serem tomadas. Acesse o documento aqui.
Desenvolvida por uma equipe multisetorial, a cartilha está disponível em formato digital para facilitar o acesso aos membros da comunidade acadêmica. "A publicação visa oferecer aos servidores da Universidade informações que possibilitem a identificação de situações que caracterizem tais comportamentos no ambiente de trabalho, as medidas para prevenir e combater o assédio moral e sexual de forma a tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, cooperativo, e saudável, assim reforçando os caminhos que a Instituição oferece para tratativas relacionadas a qualquer suspeita de assédio moral ou sexual na Universidade", explica Ronaldo Gomes Souza, membro da Comissão responsável.
Segundo Ronaldo, a obra foi elaborada incorporando conceitos e informações de instituições públicas federais, do Ministério da Saúde e a doutrina pacificada nos tribunais brasileiros. Tudo visando fortalecer uma cultura de respeito, de boa convivência na Universidade, bem como conscientizar a comunidade acadêmica quanto às situações que configuram assédio moral ou sexual, detalhando causas e consequências. "O lançamento será desenvolvido inicialmente por meio da divulgação da cartilha visando iniciarmos a discussão do tema, quando serão debatidas as principais causas, características e consequências para a saúde do trabalhador e abordando o papel da Instituição e de seus atores na prevenção e enfrentamento dessas formas de violência", expôs.
O lançamento da Cartilha Assédio Moral e Sexual no Trabalho é uma das ações do Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Moral (PPRECAM, desenvolvido pela Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (CECAM), em consonância com o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas.
Redes Sociais