Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar - Professor aposentado pela FT, Ayres Mardem Almeida do Nascimento

• Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 13h59
  • Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h43

A Universidade Federal do Amazonas informa, com grande pesar, o falecimento do professor aposentado pela Faculdade de Tecnologia,  Ayres Mardem Almeida do Nascimento. Ele ingressou na Ufam em 10  janeiro de 1991 e se aposentou em 1⁰ de março de 2019. Ministrou várias disciplinas no curso de Engenharia Elétrica, dentre as quais se destacam: Processo digital de imagem, Telefonia e Sinal e Sistema.

O professor possuía duas graduações em Engenharia Elétrica e Civil pela Ufam, em 1989 e 1985, respectivamente, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, concluídos em 1994 e 2001 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Era professor aposentado onde adquiriu experiência na sua área de conhecimento, com ênfase em Telecomunicações, com atuação nos seguintes temas: Compressão de imagens, compressão de dados, transmissão de imagens transformada consseno e codificação.

A Ufam se solidariza com os familiares e amigos do professor Ayres Mardem nesse momento de luto.