Página inicial > Últimas Notícias > Proext promove ação de doação de máscaras transparentes a surdos

Proext promove ação de doação de máscaras transparentes a surdos

• Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 15h14
  • Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 15h21

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (DPA/Proext/Ufam), em mais uma ação de combate à pandemia da Covid-19, realizou a doação de 100 máscaras da empresa Sonatta Soluções Auditivas aos estudantes e professores da Escola Estadual Augusto Carneiro, Escola Especial de Surdos.

A professora Debora Teixeira Arruda, do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, coordenou a doação, no último dia 11 de novembro de 2020, de 100 mascaras com visor transparente de diversos tamanhos para o senhor Raimundo de Souza Macedo, professor Surdo da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos (Educação Especial – Escola de Surdos). As máscaras foram destinadas aos alunos e professores da Escola.

As máscaras foram adquiridas por meio de parceria da Ufam com a empresa Sonatta Soluções Auditivas, com o objetivo de potencializar as atividades realizadas na Escola e junto à comunidade surda de Manaus. Além desse quantitativo doado, a Ufam segue distribuindo máscaras com esse formato para outros membros da comunidade surda de Manaus. No último dia 20 de dezembro foram distribuídos mais 30, onde foram contemplados alunos de graduação em Letras Libras do polo UFSC em Manaus, além da comunidade surda em geral. Dessa forma a Ufam busca proporcionar maior acessibilidade para surdos e ouvintes.

A ação ocorre desde agosto deste ano com a doação de máscaras em diversas instituições. A parceria entre a Sonatta Soluções Auditivas e a Ufam, através da doação de máscaras com visor transparente que facilita a comunicação dessa parcela da sociedade, vem da necessidade do uso de máscara neste período de pandemia o que tem dificultado a comunicação de surdos, que precisam do apoio da leitura labial e orofacial para comunicação. Pensando nisso, a diretora de Políticas Afirmativas da Proext, professora Claudia Guerra Monteiro e as gestoras da empresa, Gabriela Ivo Rodrigues e Viviane Azevedo Monteiro firmaram parceria para doação de 200 máscaras.