Página inicial > Últimas Notícias > Nova diretoria da Adua toma posse em Assembleia Geral Virtual, biênio 2020/2022

Nova diretoria da Adua toma posse em Assembleia Geral Virtual, biênio 2020/2022

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 09h41
  • Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 09h43

A diretoria eleita da chapa única “De luta e pela base” da Associação dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua/gestão 2020-2022) tomou posse na tarde desta quinta-feira, 3, em Assembleia Geral Virtual. O evento ocorreu na plataforma Google Meet.

Em pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participou do evento e, na condição de sindicalizado, se manifestou com alegria ao ver a entidade pautada nas lutas pela categoria e pelo ensino publico de qualidade.

O reitor pontuou que as diferenças do modo de pensar está presente entre as pessoas, mas quando se trata da defesa da Instituição essas diferenças se anulam pois a Universidade deve estar acima de todos. "Desejo à professora Ana Lúcia Gomes e a nova diretoria pleno êxito para os próximos dois anos, em razão de um cenário difícil por conta da pandemia, assim como, enfrentar questões econômicas para 2021. Evidentemente, a luta permanece e continua, é claro, e a nossa disposição ao diálogo com a Adua será sempre transparente para que possamos de forma conjunta buscar soluções”, comentou o reitor.

“Esse momento é simbólico. É um momento importante para a nossa instituição na medida que a Adua renova sua energia, seu compromisso, de toda a luta em defesa da categoria, então, quero parabenizar a gestão que ora se encerra e a nova que se inicia e, quero dizer que estamos de portas abertas para recebê-los”, completou Sylvio Puga.

Na ocasião, a professora Ana Lúcia Gomes agradeceu as pessoas que votaram e confiaram na chapa. Ela destaca o cenário atual considerado como um momento preocupante, pois, anteriormente, a Adua passou por greves com situações bem mais complexas mas não tão desiguais como essa convivência. Ela agradeceu a antiga diretoria, que esteve à frente o professor Marcelo Vallina, pelo trabalho intenso desenvolvido com maestria, com esforço, com respeito e dedicação, e, isso é importante para a Adua.

"O atual cenário me fez pensar em contribuir ainda mais com o sindicato, pois, embora, considere a situação atual imaginável em relação a pandemia, existe o cenário político imposto pelo governo federal que vem prejudicando as Universidades. Estamos perdendo muitos direitos, estamos muito mal tratados por esse governo e acredito que só na luta a gente vai consegui combater todos esses ataques”, ressaltou a nova diretora.

O professor Marcelo Vallina, ex-diretor, agradeceu os integrantes da gestão e dos companheiros que se dedicaram na luta pelo ensino público de qualidade. “Tenho a absoluta certeza que a companheira Ana Lúcia, que tem um histórico de luta e de apoio ao sindicato, fará uma ótima gestão junto com toda sua equipe. Esperamos ter conseguido fazer o melhor e, só queria deixar claro que a Administração Superior se comportou de maneira positiva, estabelecendo o diálogo democrático que possibilitou a construção de um canal de comunicação permanente”, disse o docente.

A nova diretoria será comandada pelo corpo docente: presidenta Ana Lucia Silva Gomes; 1º vice-presidente Aldair Oliveira de Andrade, 2ª vice-presidente José Alcimar de Oliveira; 1ª secretária Maria Rosária do Carmo; 2ª secretária Valmiene Florindo Farias Sousa, 1ª tesoureiro Antônio José Vale da Costa e 2º tesoureira Elciclei Faria dos Santos.